15/09/2022

Governo municipal entrega obras nos Cemeis do Tancredo Neves e Nova Era

O Governo Municipal entregou à comunidade, nesta quarta-feira (14), duas novas áreas recreativas, salas de aula, revitalização e benfeitorias no Cemei Professora Eunice de Souza Pühler, no Residencial Tancredo Neves, e no anexo ao Cemei Maria Eduarda Farnezi Caetano, no Nova Era. Foram realizados serviços de pintura de muros, salas, troca de toda parte elétrica por iluminação de LED, de ligações hidráulicas e de concreto.

As obras das salas no anexo do Cemei Maria Eduarda foram iniciadas em 2018 e paralisadas, e em 2021 o processo foi retomado, após nova licitação. Para a secretária de Educação, Sidnéia Zafalon, esse é “um espaço pedagogicamente adequado, além de valorização do profissional, que propicia aos alunos desfrutarem de um lugar confortável e prazeroso."

A diretora do Cemei no Nova Era, Elizabeth Gofert, lembrou que a escola nasceu em 2012, onde é o anexo hoje, tendo funcionado até 2014 naquele local. No entanto, para atender a demanda na área de Educação Infantil dos bairros daquele setor da cidade, principalmente Ilha de Marajó, Marajó I e II e Jardim Maracanã houve uma nova construção no Residencial Cândida Borges (avenida Juca Pato) e o prédio no Nova Era foi desativado.

De acordo com Elizabeth, em 2017, o ex-vereador Rubério Santos, por meio de doações, conseguiu reformar as antigas salas. Em 2018, houve a construção de outras, cujas obras foram interrompidas no mesmo ano e somente retomadas em 2021, pelo atual governo municipal. "É com muita satisfação entregar à comunidade esse espaço”, salientou a diretora.

As novas salas vão atender aproximadamente 60 crianças, que irão se somar aos 470 alunos de 0 a 5 anos que estudam atualmente no Cemei. A prefeita Elisa Araújo afirmou que existe um esforço da Administração Municipal em destravar obras paradas, como acontece na Educação com cerca de 50 delas em andamento, entre construções e melhorias. "Mais salas de aula representam número maior de alunos atendidos no próprio bairro, com maior facilidade de acesso”, disse.

"Inaugurar escola é a melhor coisa do mundo porque ali existem os alunos, que representam o futuro, e os professores, os verdadeiros heróis do dia a dia", destacou o secretário de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), Anderson Passos.

Valores - No Cemei Professora Eunice de Souza Pühler foi inaugurada nova área recreativa para atividades pedagógicas fora da sala de aula, executada pela Coeme – Construções e Estruturas Metálicas Eirelli, ao custo de R$ 65.969,22. A empresa também instalou guarda-corpo e corrimão na unidade, pintura, calçamento com acessibilidade entre os blocos, reparos hidrossanitários e elétricos, incluindo as substituições das lâmpadas convencionais por LED, execução do projeto de combate a incêndio e a substituição ou reparos em diversas portas.

No anexo do Cemei Maria Eduarda Farnezi Caetano, a obra foi realizada pela Siumg Empreendimentos Imobiliários Ltda., pelo valor de R$ 224.660,84. Também recebeu pintura, reparos hidrossanitários e elétricos, acessibilidade entre os blocos e ampliação da área verde, medidas executadas por meio de ata de registro de preço.