28/08/2023

Estão abertas novas inscrições para conselheiros tutelares

Após reabertura do edital, iniciou-se nesta segunda-feira (28) o novo prazo de inscrição para candidatos a conselheiro tutelar de Uberaba.  O interessado tem até às 18h de 1º de setembro para se candidatar. Ao final, serão eleitos 15 conselheiros para o mandato 2024/2027, ficando os demais como suplentes.

Na última quinta-feira (24), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba (Comdicau) publicou, no Porta-Voz, a reabertura do processo de escolha dos novos membros do Conselho Tutelar. A medida visa ampliar o número de candidatos na eleição marcada para outubro deste ano.

No processo anterior, deflagrado em abril, 15 pessoas foram aprovadas na avaliação escrita e teste psicológico e se habilitaram para a eleição. O resultado está mantido e esses candidatos não precisam se inscrever novamente.

A seleção é dividida em quatro etapas: inscrição, prova de aferição de conhecimento sobre os direitos da criança e do adolescente, avaliação psicológica e eleição dos habilitados por meio de voto direto.

Para se inscrever, é preciso ter idade superior a 21 anos, residir em Uberaba e ter, pelo menos, o segundo grau completo até o dia da posse. Também é necessário comprovar voluntariado ou exercício profissional junto à criança e adolescente por, no mínimo, dois anos, em entidade inscrita no Comdicau. A documentação comprobatória deve ser entregue na Casa dos Conselhos, na Rua Artur Machado, 553 - Centro.

A prova está prevista para ser aplicada no dia 3 de setembro, às 8h, na Fundação de Ensino Técnico Intensivo (FETI). Para ser aprovado, é necessário atingir, no mínimo, 65% da pontuação total.

Já a avaliação psicológica ocorrerá nos dias 14 e 15 de setembro. O objetivo é verificar o perfil psicológico adequado ao exercício da função de conselheiro tutelar. Por fim, a eleição está marcada para 1º de outubro. Os novos conselheiros tutelares tomarão posse em janeiro de 2024.