24/08/2023

Uberaba recebe Zuleica Goulart

A primeira palestra da Conferência de Revisão do Plano Diretor Integrado de Uberaba foi da coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart, que abordou os avanços e os desafios dos municípios dentro da agenda de sustentabilidade urbana.
“As ações sustentáveis devem ser incorporadas a serviços essenciais como educação, transporte, saneamento, energia, dentre outros, no sentido de contribuir para o desenvolvimento ambiental, social e econômico de uma cidade”, explicou.

O Programa, que é uma plataforma on-line, surgiu em 2012 para apoiar a implementação da agenda 2030, sendo desenvolvidas várias ferramentas, metodologias, funcionalidades e guias orientadores com temáticas para planejamento da gestão. Nele, é possível direcionar a busca de recursos e gestão orçamentária, com indicação de fontes de financiamento nacional e internacional, para implementar as políticas públicas de sustentabilidade no Município em todos os setores.

Zuleica Goulart afirmou que uma das premissas desse trabalho é a participação cidadã, fundamental nesse processo de implementação. “Para transformar uma cidade é preciso conhecê-la, entender a realidade do território onde se quer atuar. Esse processo precisa reunir todos os setores da sociedade civil, poder público, academia e iniciativa privada”, afirmou.

Currículo – Zuleica Goulart tem 20 anos de experiência no apoio às organizações e governos que constroem a democracia participativa no Brasil, contribuindo para o enfrentamento das desigualdades e a promoção de cidades mais justas, inclusivas e sustentáveis. Faz parte da Comissão Estadual dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de São Paulo e coordena o Programa Cidades Sustentáveis, onde é responsável pelo diálogo e articulação com gestores públicos, lideranças partidárias, organizações empresariais e sociedade civil para estimular a adoção da agenda de desenvolvimento sustentável.