03/08/2023

Habitação e segurança alimentar são temas de agenda com secretária de Estado

Em Uberaba para abertura dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), a secretária de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Elizabeth Jucá, foi recebida na tarde desta quarta-feira (2) pela secretária municipal de Desenvolvimento Social, Erika Martins, e pelo presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra), Gledston Moreli.

Estiveram em pauta projeto-piloto de construção de condomínio para idoso no Município, além de políticas públicas para mulheres e iniciativas de segurança alimentar. Também integraram a comitiva do Estado, a secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Mariana Pimentel, e o subsecretário de Política de Habitação, Henrique Carvalho.

Os dirigentes municipais e do Estado discutiram a possibilidade de implantação de condomínio para idoso no Município, a partir de parceria entre a Prefeitura e o Governo de Minas Gerais. O projeto-piloto visa construir 20 residências para abrigar idosos em situação de vulnerabilidade social. O investimento estimado é superior a R$ 1,5 milhão.

Outra solicitação reiterada foi o repasse de terreno da Cohab, no Parque das Américas, à Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande. A intenção da Cohagra é destinar a área de 12 mil m² para construção de empreendimento habitacional direcionado a famílias de baixa renda. O terreno está localizado próximo ao Memorial Chico Xavier.

A promoção da independência financeira da mulher em situação de vulnerabilidade, principalmente a vítima de violência doméstica, também esteve em pauta. O Município relatou experiências exitosas, como curso recente de artesanato com bagaço da cana-de-açúcar, oferecido em parceria com o setor privado sucroalcooleiro, e opões de capacitação ofertadas diretamente em centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Por parte do Estado, o projeto Trajeto Moda prevê capacitação em Corte e Costura, além de outras formações como liderança, associativismo e vendas, para impulsionar a autonomia financeira de mulheres em vulnerabilidade. O projeto deve ser introduzido em Uberaba no início do próximo ano, no CRAS do Residencial 2000.

Ainda durante a agenda, a comitiva do Estado conheceu o Banco de Alimentos, no bairro Boa Vista, onde foram tratadas a importância do fortalecimento e a articulação dos bancos a nível regional. O equipamento em Uberaba faz parte do Programa Municipal de Segurança Alimentar "Tá na Mesa" e distribui, semanalmente, hortifrútis e alimentos não perecíveis para famílias em vulnerabilidade referenciadas pelos CRAS e instituições do terceiro setor.