01/09/2022
Encerrado o prazo concedido, até 31 de agosto, a Secretaria do Agronegócio (Sagri) inicia, nesta quinta-feira (1º), por meio de equipe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), a notificação de empresas que não realizaram atualização cadastral junto ao órgão.
De acordo com a chefe do Departamento de Inspeção da Sagri, Michelle Luiza André, de um total de 89 empresas com registro no SIM, apenas 33 fizeram o recadastramento. “E olha que foi dado um prazo inicial entre 9 de junho e 8 de julho [por meio de edital publicado no jornal Porta-Voz] e, depois, estendido até dia 31 de agosto. Quase três meses”, enfatizou a dirigente. A proposta com a atualização cadastral é saber a real estrutura e produção de cada estabelecimento.
“Passada essa fase, começamos hoje a notificar as empresas que não atenderam à convocação do Serviço de Inspeção. Baseado no Decreto 4.559 de 2008, a equipe do SIM irá até o estabelecimento e expedirá auto de infração para que o mesmo compareça à Secretaria do Agronegócio e atualize o cadastro. Quem desrespeitar será multado entre uma e seis UFMs [Unidade Fiscal do Município], podendo chegar à suspensão do registro”, informou Michelle.
O titular da Pasta, Agnaldo Silva, entende que essa foi a medida que sobrou, diante do descumprimento das empresas ao edital de recadastramento. “Lamentável”, frisou. Ele destacou a importância da inspeção dos alimentos de origem animal em qualquer lugar do mundo.
A médica veterinária da Sagri, Lara Rocha Batista, acrescentou que o SIM criou um cronograma interno, que será seguido à risca, como forma de fortalecer as inspeções em Uberaba. Dentre os estabelecimentos com registro no Serviço de Inspeção Municipal estão supermercados, empresas de embutidos e frios, queijos e laticínios e uma granja de ovos.