11/08/2023

Saúde realiza cerimônia de conclusão de curso para Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta sexta (11), a solenidade de entrega dos certificados de conclusão do curso técnico do Programa Saúde com Agente. Cerca de 300 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) participaram da cerimônia que foi realizada no Auditório Esmeralda da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Durante a cerimônia, a prefeita Elisa Araújo destacou a importância dos agentes no trabalho realizado pela Saúde municipal. "Reconhecemos o trabalho de cada um que está aqui, hoje, e que, diariamente, com muita dedicação, se entrega à missão de cuidar das pessoas e da nossa cidade. Por isso, é tão importante que estejamos, cada vez mais, capacitados para o acolhimento das mais diferentes demandas”.

O secretário adjunto de Saúde, cel. Antônio de Sousa Filho, parabenizou todos os envolvidos na ação. “Investir em educação é uma obrigação e um compromisso desta gestão. Com isso, Uberaba avança trazendo bons resultados e acolhendo, cada vez mais, com qualidade. Assim, vamos valorizando todos os agentes e criando políticas públicas a partir do trabalho deles”.

Representando o Legislativo, a vereadora Luciene Fachinelli apontou os saldos positivos. “Saúde é com ‘Agente’ e estamos colhendo o resultado positivo do trabalho realizado por eles. Parabéns pelo empenho de cada um que se dedicou a essa jornada!”.

O orador da turma Marcos Pereira Roberto elogiou o empenho de todos para a conclusão da formação técnica. “Veremos o mundo com outros olhos, a partir de agora. Somos mais que vencedores, porque, hoje, entramos para a história como a primeira turma a se formar pelo Programa Saúde com Agente em Uberaba. Que isso seja motivo de orgulho. Encerramos essa etapa e continuamos sempre em frente no trabalho”.

Os cursos tiveram duração de 10 meses, e foram aplicados na modalidade EAD. Ao todo, foram mais de 1.200 horas com inclusão de conteúdos teóricos e práticos mediados por plataforma e encontros online, além do suporte de preceptoras.

O Programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para o oferecimento de Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Curso Técnico em Vigilância em Saúde, com Ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate a Endemias (ACE).

Secretaria Especial de Comunicação