26/05/2022
Em mais uma rodada de reunião com os gestores das 75 unidades de ensino da rede municipal, a secretária Sidnéia Zafalon e a adjunta da Pasta, Cristiana Borges, reforçaram as medidas para evitar a contaminação pelo novo coronavírus no ambiente escolar.
“Recomendamos o uso de máscara nos Cemeis e nas escolas, a importância de manter disponível o álcool em gel em locais acessíveis aos servidores e alunos, a limpeza dos ambientes e o afastamento das atividades, em caso de síndrome gripal, até que seja descartada a contaminação pela Covid-19”, pontuou Cristiana.
Segundo ela, a responsabilidade para manter o vírus sob controle é de toda a comunidade escolar, mas a Educação (Semed), mediante as orientações da Secretaria de Saúde, é quem dá o norte em se tratando das medidas de biossegurança.
Outras medidas colocadas na reunião dizem respeito à Portaria 0035/2022, que estabelece normas para a realização de eventos nas unidades educacionais da rede.
Conforme regramento publicado no Porta-Voz, escolas e Cemeis podem promover, em suas instalações e em dias letivos e horário regular das aulas, eventos festivos desde que sem fins lucrativos. Nessa relação estão as festas juninas, aniversário da unidade e as ações previstas no Projeto Político-Pedagógico.
“A proposição deve ser apresentada ao Conselho Escolar e conter o planejamento, organização, execução e, se necessário, o registro de doações de materiais, por meio de parcerias ou de patrocínios”, explicou a secretária adjunta.
Segundo Cristiana, o evento também precisa ser informado à Semed por meio de memorando, com pelo menos dez dias de antecedência.
Defasagens - A Secretaria reuniu os gestores no anfiteatro do Cemea Boa Vista, nesta quarta, 25. Diretora de Ensino, Luciana Cruvinel, falou sobre as ações visando à recuperação das aprendizagens dos alunos, tais como o projeto de Intervenção e Acompanhamento Pedagógico (IAP), o Tempo Integral e o Núcleo de Atendimento Pedagógico Online.
As unidades escolares também vão disponibilizar blocos de atividades para os alunos com déficit de aprendizagem, especialmente os faltosos. O material será levado para casa e depois que as tarefas forem resolvidas, o estudante deverá entregá-lo para correção.