15/06/2023

Prefeitura disponibiliza plantão 24 horas para acolher pessoa em situação de rua durante o frio

Com previsão de temperatura em torno de 10°C, a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), mantém a força-tarefa iniciada em maio para reforçar o acolhimento à população em situação de rua.

No período de frio, o Serviço Especializado de Abordagem Social funciona 24 horas, em regime de plantão. Ao ver alguém na rua, o cidadão pode acionar o Serviço pelo (34) 99667-4451. As equipes fazem busca ativa e atendem aos chamados via telefone.

Também de forma emergencial, a Casa de Passagem está de portas abertas para abrigar a pessoa em situação de rua, junto ao animal de estimação. Localizada no bairro Pontal, a Casa de Passagem tem como finalidade acolher, provisoriamente, o migrante, quando em passagem por Uberaba. Nessa época do ano, no entanto, o espaço amplia o público-alvo.

Além disso, a Seds disponibiliza, permanentemente, vagas em casas de acolhimento institucional para abrigar quem está nas ruas. Atualmente, são 197 vagas cofinanciadas pelo Município, distribuídas em seis Organizações da Sociedade Civil (OSC).

"Quando acionada, a equipe da Abordagem Social se desloca até o local e busca sensibilizar o cidadão a aceitar o acolhimento, seja para a Casa de Passagem seja para uma das unidades parceiras do Município. Nesses locais, a pessoa terá dormitório, alimentação, agasalho, banho e itens de higiene pessoal", pontuou a secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes.

Em maio, o Serviço Especializado de Abordagem Social contabilizou mais de 900 ligações atendidas, 287 abordagens e 246 encaminhamentos para acolhimento.

Secretaria Especial de Comunicação