14/05/2022

Educação convoca profissionais para a rede, mas efetivação nos cargos é de 50%

Ao longo dos quatro primeiros meses de 2022, a Secretaria de Educação (Semed) já convocou, via Diário Oficial do Município, 841 profissionais para atuarem na rede municipal de ensino.

Todos eles passaram por processos seletivos ofertados pelo Governo Municipal nos anos de 2018, 2019, 2020 e 2022. Deste montante, contudo, pouco mais de 50% foram efetivamente designados para os cargos: 458.

Para alguns cargos, embora convocados , não houve interessados, como Professor de Educação Básica (PEB)/Valores Humanos: de quatro profissionais chamados pela Semed, nenhum assumiu a docência.

Na relação de convocações para PEB-1, de 355, 201 foram efetivados; entre os professores de Inglês/Português, de 28 chamados, 13 estão atuando na rede municipal; para a cadeira de Professor de Educação Infantil (PEI), foram convocados 296 e efetivados 154.

Já entre os 14 PEI chamados para atuar como AEE (Atendimento Educacional Especializado), oito estão em sala de aula. “A grande maioria dos profissionais convocados pela Semed não assume porque já está trabalhando em outras redes de ensino”, informou a chefe do Departamento de Gestão de Pessoal, Luciana de Castro Cunha.

Mesmo assim, a última seleção lançada pela Semed, no final de abril (as inscrições terminaram dia 7 de maio), para contratar professor de Educação Básica aos anos finais do Ensino Fundamental, atraiu 1.600 candidatos.

Alto - Já em relação aos aprovados no concurso público de 2015, foram chamados 19 profissionais da Educação; 16 foram efetivados, ou seja, quase a totalidade assumiu os cargos.