23/05/2023

Mais uma escola municipal recebe laudo de vistoria dos bombeiros

A Escola Municipal Profª Luciene Aparecida do Carmo, no bairro Jardim Itália, recebeu na tarde de ontem (22), o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) – documento que atesta a conformidade do local com as regras de segurança e prevenção de pânico e incêndio previstas na legislação.

De acordo com o secretário de Educação, Celso Neto, a adequação dos AVCBs nas unidades escolares da rede municipal de ensino é uma das metas da Prefeitura de Uberaba. “Essa nova regularização vai proporcionar ainda mais segurança para os alunos, servidores, pais e toda a comunidade escolar”, explicou o titular da Pasta.

A Secretaria de Educação informa que todas as unidades educacionais de Uberaba estão sendo adequadas para obtenção de AVCB, sendo que 31 já conseguiram o documento. Outras três passam por pequenos ajustes solicitados após vistoria, enquanto oito estão em fase de elaboração de projeto. Cinco unidades seguem com as obras prontas, aguardando agendamento de vistoria para comprovar que está tudo certo e validar a emissão do AVCB. Além disso, 30 é o número de unidades que já possuem o projeto aprovado junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, em fase de execução ou aguardando licitação.

Brigada de Incêndio – Como parte das medidas para obtenção do AVCB e do projeto de segurança nas escolas, desde abril deste ano, estão sendo realizados treinamentos para formação de brigadas contra incêndio e primeiros socorros nas escolas e Cemeis da rede municipal.

Um total de 124 servidores já participaram dos treinamentos, que são realizados, mensalmente, na Casa do Educador, pela Seção de Segurança e Medicina do Trabalho (Semetra) da Secretaria Municipal de Administração (SAD). Com carga horária de 8 horas, o curso pretende formar, até o fim do ano, cerca de 800 novos brigadistas escolares.