22/05/2023

Trabalho da GCM e PM resultou em queda nos índices de criminalidade durante a ExpoZebu

Atuação conjunta da Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar (PM) durante a 88ª ExpoZebu, realizada entre os dias 29 de abril e 7 de maio, resultou em queda significativa nos índices de criminalidade na região, em 2023, no comparativo a 2022.

Os números fornecidos pela PM revelam uma diminuição de aproximadamente 30% nos casos de furtos e extravio de documentos durante a Exposição. Em toda a cidade, nesse período, houve queda de 37% nos casos de furto e 29%, no extravio de documentos em comparação a 2022. O número de crimes violentos em Uberaba caiu 78% em comparação ao mesmo período.

Esse resultado positivo pode ser atribuído a uma série de fatores, segundo o secretário executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comseg), Weber de Almeida Januário. O principal fator foi o trabalho da Comissão de Monitoramento da Violência em Eventos Esportivos e Culturais (Comoveec), em que os integrantes se reuniram com representantes da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) para tratar do esquema de segurança e de trânsito durante o evento.

“A organização do evento e o trabalho conjunto das forças de segurança de Uberaba com os realizadores da ExpoZebu desempenharam um papel fundamental na garantia da segurança, gerando uma atmosfera tranquila para que todos pudessem aproveitar a festa”, apontou Weber.

Este ano, além da ExpoZebu, a Comoveec também se reuniu devido ao Carnaval, Aniversário de Uberaba e para a Copa Inter-Atléticas, a ser realizada em junho.