24/11/2023

Alunos da rede municipal são premiados em concurso de desenho do kit escolar de 2024

Os nomes dos vencedores do concurso “Criatividade pra Valer: Terra de Gigantes” foram anunciados na noite de ontem (23), em cerimônia no Anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba. O projeto mobilizou alunos da rede municipal de ensino a desenhar e criar frases para estampar as capas dos cadernos do material escolar de 2024. O objetivo do tema foi celebrar aspectos históricos, culturais, naturais e geológicos de Uberaba, que concorre ao título de Geoparque pela Unesco.

Durante o evento, o público pôde conhecer os 12 finalistas e suas obras de arte. Ao todo, foram inscritas mais de mil ilustrações e frases de alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, de 54 Cemeis e escolas. O concurso foi promovido pela Secretaria de Educação (Semed), por meio do Departamento de Arte e Cultura (DEAC).

O secretário de Educação, Celso Neto, falou sobre a seleção dos trabalhos. “A qualidade dos desenhos enviados era enorme e a comissão julgadora teve um grande trabalho. São todos vitoriosos. Este projeto não é apenas um concurso de desenhos, mas uma celebração do empenho dos alunos, professores e suas escolas. A iniciativa visa ainda motivar o sentimento de cuidado com o material escolar e criar condições para que o aluno experimente e analise diferentes formas de expressão artística”.

Para a prefeita Elisa Araújo, o concurso traz exemplos dos grandes talentos e artistas das escolas municipais. “Orgulho enorme de cada estudante, com sua característica, traço e seu jeito de olhar o mundo, incentivados por seus professores e famílias”, afirmou, agradecendo também aos parceiros da iniciativa.

Premiação – Os vencedores da primeira colocação ganharam tablets enquanto os segundos e terceiros lugares levaram para casa kits de desenho, com caixa de lápis de cor, giz de cera, lápis, borracha, apontador, tinta guache e bloco de papel canson. Todos os alunos ganharam ainda certificados de participação.

“Eu estou me sentindo muito feliz. Vai ser legal ver outras pessoas usando um caderno feito com o meu desenho”, contou Valéria Cristina Inácio Dias, do 5º ano da E.M. Sebastião Antônio Leal, orientada pela professora Aparecida Rocha Pereira. A família não conseguiu esconder a emoção. No dia anterior, a aluna havia participado de outro evento, organizado pela Semed, o 3° Festival de Declamação de Poesias.

Conheça os alunos vencedores:

CATEGORIA 01 - PRÉ I e PRÉ II

1° lugar – Bernardo Porfírio Klimp Correa