08/06/2022

Seção de Alimentação participa de evento do FNDE

Encontro técnico do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na semana passada, no modelo remoto, contou com a participação da equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação de Uberaba (Semed).

O evento promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) visou apresentar as novidades/atualizações e diretrizes técnicas da alimentação escolar, sobretudo para crianças até 3 anos.

Os nutricionistas da Semed/Seção de Alimentação Escolar, ligada à Diretoria de Logística da Pasta, são responsáveis pela elaboração dos cardápios e fiscalização da merenda escolar servida aos mais de 28 mil alunos matriculados nas 75 unidades de ensino rede municipal.

Frentes – Os técnicos também fiscalizam a alimentação servida nas unidades das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras do Governo Municipal. Além disso, promovem ações de educação alimentar, como a registrada no Instituto de Cegos do Brasil Central (ICBC), com alunos do 1º ao 5º ano.

Segundo a nutricionista Marianna Gandara, os alunos fizeram a degustação de várias frutas enquanto aprenderam sobre a importância do consumo dos alimentos in natura para a saúde. “Eles puderam tocar, cheirar, degustar frutas de diferentes sabores e texturas e avaliar esta experiência por meio de uma escala hedônica facial adaptada para portadores de deficiência visual”, contou.

Esta ação da Semed/Seção de Alimentação Escolar foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), por meio do curso de Nutrição. Encontro semelhante já foi promovido na Escola para Surdos Dulce de Oliveira e, posteriormente, será desenvolvida na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Os encontros foram planejados atendendo às necessidades específicas dos alunos e tiveram o objetivo de trabalhar a importância da alimentação saudável, finalizou Marianna.