25/01/2023

Fazenda afirma que nenhum contribuinte será prejudicado quanto ao IPTU 2023

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) comunica que, diante das dúvidas recebidas pelos canais oficiais da Prefeitura de Uberaba sobre divergências apontadas no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), relativo a 2023, não haverá prejuízos aos contribuintes quanto aos valores lançados nas guias.

A orientação é que o contribuinte que emitiu a guia do IPTU 2023, de 16 a 20 de janeiro, e não efetuou o pagamento, deve emitir nova guia de recolhimento, no site da Prefeitura de Uberaba, por meio do link http://uberaba.mg.gov.br/iptu.

O contribuinte que já emitiu a guia nesse mesmo período e efetuou o pagamento receberá uma notificação da Secretaria da Fazenda, não havendo prejuízos.

Segundo o secretário da Fazenda, Roberto Tosto, esta sendo feito um levantamento e quem pagou valor a maior será ressarcido, por meio de processo aberto pelo próprio Município e quem pagou a menor será apresentada a metodologia de cálculo do IPTU 2023.

“Importante frisar que nenhum contribuinte será prejudicado. Desde ontem, dia 24 de janeiro, as divergências foram corrigidas no sistema e as guias estão sendo emitidas normalmente. Todos receberão a comunicação da Secretaria da Fazenda, que pede a compreensão pela situação e segue trabalhando para normalizar o processo”, finalizou.