Portal do servidor

Portal do servidor

menu

07/02/2023

Uberaba abre série do projeto “AMM nas Micros”

Uberaba sediou nesta terça-feira (7), a primeira edição do Projeto “AMM nas Micros”, em que a equipe da Associação Mineira de Municípios percorrerá todo o Estado de Minas Gerais, em parceria com as microrregionais e a Confederação Nacional de Municípios (CNM), para levar capacitação aos gestores e servidores públicos mineiros. 

O primeiro evento foi em parceria com a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale). Na abertura oficial do “AMM nas Micro”, o presidente da entidade estadual e prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius, disse que a escolha do local para o início da atividade de descentralização levou em conta a atuante participação na AMM da presidente da Amvale, prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, inclusive pela condição de diretora da Regional Triângulo, bem como pelo exemplo do Município no processo do cooperativismo e associativismo. 

Ele agradeceu ainda o apoio da secretária executiva da Amvale, Vanessa Silva Faria, pelo êxito na realização do evento. O líder municipalista enumerou algumas das recentes mobilizações da AMM. Uma das principais diz respeito à compensação, pelo estado, de valores retidos do Fundeb, que serão recuperados no ano de 2023, por meio da destinação para o transporte escolar.  Após agradecer ao prefeito de Coronel Fabriciano pela escolha de Uberaba para sediar o primeiro “AMM nas Micros”, a prefeita Elisa Araújo salientou que, por meio do suporte da entidade, os municípios estão preparados para enfrentar todos os desafios da gestão pública. 

Nominalmente, ela agradeceu a cada um dos prefeitos dos municípios, de União de Minas, Prata, Tupaciguara, Pirajuba, Conceição das Alagoas, Pedrinópolis, Itapagipe e Veríssimo.  

O deputado federal Zé Silva, por sua vez, disse que “é nos municípios que o Brasil acontece”, ao realçar a importância do novo modelo de proximidade da AMM com todas as microrregionais e, consequente, aos municípios associados. “O municipalismo está mobilizado e atento”, ao manifestar preocupação com as cerca de 4 mil obras públicas paralisadas pelo País afora, resultado de projetos mal elaborados.

Representante da Câmara Municipal de Uberaba no evento, a vereadora Luciene Fachinelli defendeu, de forma enfática, “a união do Legislativo com o Executivo”. Assinalou as gestões da AMM e da Amvale na capacitação de gestores de Uberaba e região. “Com esse foco, as entidades contribuem pela geração de emprego e renda”, disse. O também vereador Pastor Eloísio acompanhou o evento. Palestras - O ciclo de palestras foi aberto pelo consultor da AMM e da CNM, Ângelo Rocalli, e pelo diretor Comercial da AMM, Rodrigo Lázaro, que apresentaram produtos e serviços das duas entidades à disposição das prefeituras, além da pauta municipalista. 

Em sua palestra, o promotor de Justiça José Carlos Fernandes Júnior abordou o tema “O mundo político no Estado Democrático de Direito”. Reforçou sobre a importância do diálogo, além do respeito às normas, da diversidade, da capacidade em viver em sociedade e admitir o comando das leis. “Isso é Estado Democrático de Direito”, acentuou. 

Por fim, o economista, consultor em modelagem de PPPs e Concessões, Vladimir de Faria Azevedo, focalizou sua palestra no tema relacionado às Parcerias Público-Privadas. Ele citou alguns cases, dentre eles, o implementado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande (Convale) que aplicou a PPP. 

“Um arranjo com oito municípios em Projeto de Resíduos Sólidos Urbanos.  É um case de sucesso no desenvolvimento regional para resolver um dos maiores dramas atuais da humanidade”, afirmou.

VEJA TAMBÉM

CODIUB © 2022. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.