18/03/2022

Grupos de Liderança voltam a se reunir presencialmente

Após um longo período remoto e, posteriormente, no modelo híbrido, as atividades do projeto Grupos de Liderança, destinado aos alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino, tiveram início esta semana, totalmente presenciais.

Coordenadas pela Diretoria de Apoio à Educação Básica, por meio do Departamento de Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação (Semed), as atividades dos Grêmios Estudantis, Agentes de Meio Ambiente e Jovens Empreendedores serão conduzidas por 29 professores.

Nesta semana, o Departamento reuniu os profissionais da Educação que estarão diretamente envolvidos no projeto, os quais foram indicados pelos gestores das unidades escolares da rede que tem turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, 29 no total.

A chefe do Departamento de Arte e Cultura, Cinara Guimarães, explicou que a pauta da reunião priorizou o roteiro norteador das atividades e os instrumentos de acompanhamento desses alunos nos grupos. Segundo ela, em outra frente, os alunos estão formatando as chapas para os Grêmios Estudantis.

Diretora de Apoio à Educação Básica, Maria Inez Pucci de Martino Prata lembra que o objetivo do projeto é incentivar o protagonismo juvenil e a formação política, com acompanhamento de profissionais de diversas áreas do conhecimento, ampliando a relação escola/comunidade e a formação para acesso à cidadania.

As atividades serão desenvolvidas no período da tarde, sendo as terças-feiras dedicadas aos Grêmios, as quartas aos Agentes de Meio Ambiente, e as quintas aos Jovens Empreendedores. Entidades e empresas apoiam o projeto, por meio de parcerias com a Politize, Sebrae-MG, IFTM, UFTM, Finance Clube, Codau, Grupo Agronelli, Procon, Liga Empreendedora de Uberaba (Lura) e Inpev.