12/01/2023

Plantão da Saúde via aplicativo de mensagens tira dúvidas e faz agendamentos

A Prefeitura está disponibilizando, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, um serviço de plantão para tirar dúvidas dos profissionais de saúde da rede pública e privada, nos fins de semana, sobre a varíola dos macacos, com atendimento via WhatsApp, no número (34) 9 9655-8378. Os esclarecimentos incluem, entre outros, os fluxos e a forma de coleta do material clínico para análise dos casos suspeitos.

Além disso, durante a semana, os servidores da Diretoria de Vigilância em Saúde utilizarão o mesmo número de telefone para agendar a aplicação de soro antirrábico, fazendo contato com pacientes para lembretes das consultas agendadas, destacando a importância do comparecimento a esses atendimentos médicos.

A chefe da Seção de Vigilância de Agravos em Saúde, Bruna Pimenta, informou que "o novo serviço é um complemento para facilitar e agilizar o atendimento no setor". Em agosto do ano passado, mais de 140 profissionais de saúde de Uberaba e de 13 municípios da Macrorregião Triângulo Sul participaram de capacitação para o enfrentamento da varíola dos macacos, no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba.

Além da Rede de Atenção à Saúde de Uberaba, incluindo profissionais dos setores público e privado, estavam no evento representantes dos municípios de Conquista, Veríssimo, Araxá, Planura, Água Comprida, Itapagipe, Sacramento, Pedrinópolis, Pratinha, Frutal, Fronteira, Conceição das Alagoas e Perdizes.

Casos - Desde o surgimento do primeiro caso positivo de varíola dos macacos, em Uberaba (12 de agosto de 2022), a situação na cidade está da seguinte forma: houve 51 coletas (um morador de Delta) de amostras clínicas para exames no laboratório de referência no Estado de Minas (Fundação Ezequiel Dias). Dessas, 7 pacientes até o momento testaram positivo para a doença; 44 análises deram negativo (o paciente de Delta está neste grupo), de acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica.