06/07/2022

E.M. São Judas Tadeu dá posse ao primeiro grêmio da Educação Infantil na rede municipal de ensino

Com direito a juramento público, tomou posse nesta terça-feira (5) o primeiro grêmio estudantil da Educação Infantil na rede municipal de ensino. A iniciativa é da Escola Municipal São Judas Tadeu. Dezesseis alunos de oito turmas de Pré-II foram empossados em ato conduzido pela direção da Unidade de Ensino.

“Por meio do grêmio trabalhamos a autonomia, identidade e liderança, vislumbrando o desenvolvimento integral do aluno”, explicou o diretor Wagno Santos, que definiu o ato da posse como um marco.

Representando a Secretaria de Educação de Uberaba (Semed), a secretária-adjunta Cristiana Borges disse que o grêmio é crescimento pessoal, pois trabalha o respeito com independência. “Ouvir os alunos é oportunizar a construção de práticas cidadãs, respeitando regras, conhecendo seus direitos e deveres”, complementou a vice-diretora, Luzineia Freitas.

O ato de posse dos alunos reuniu servidores e a comunidade escolar, representada por Vanessa Gomes, mãe da aluna Lyz, agora integrante do grêmio. “Sou cria da casa e sei o quanto essa escola é potente”, disse ela.

Wagno contou que a iniciativa de criar o primeiro grêmio da Educação Infantil na rede surgiu após uma roda de conversa dos alunos do Pré-II com Lyandra Cibelle, que também prestigiou a posse. Ex-estudante da E.M. São Judas, ela é embaixadora do Politize, Organização da Sociedade Civil, que atua para ampliar a participação cidadã nos espaços de decisão.

O evento contou ainda com a participação do vereador Celso Neto, que revelou ter participado dos grêmios enquanto estudante. As chefes dos Departamentos de Educação Infantil, Maria Aparecida Tosta, e de Arte e Cultura, Cinara Guimarães, também prestigiaram a posse, entre outros convidados.

À mesa - A comunidade escolar da E.M. São Judas também participou, recentemente, da palestra “Alimentação Saudável”, com apresentação do processo de produção da merenda escolar e orientações sobre os alimentos que devem ser evitados e os que precisam ser colocados na rotina alimentar.
O evento foi promovido pela Semed, por meio da Seção de Alimentação Escolar.

A técnica da SMS lembrou a necessidade dos documentos pessoais para o exame, que será disponibilizado para as mulheres com vida sexual ativa, principalmente na faixa etária de 25 a 64 anos.