Portal do servidor

Portal do servidor

menu

14/12/2022

Desenvolvimento Social forma novas turmas de capacitação profissional

Cerimônia de entrega de certificado marcou, nesta quarta-feira (14), a formatura dos 23 alunos dos cursos de Corte e Costura e de Cabeleireiro do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Polo I. As capacitações são oferecidas pelo Núcleo de Iniciação Produtiva (NIP), braço profissionalizante da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds).

 

As aulas se iniciaram em maio deste ano e foram ministradas presencialmente na sede do CRAS Polo I, no bairro Chica Ferreira. Com 80 horas de carga horária, o curso de Corte e Costura formou 14 mulheres, 11 na modalidade básica e três no nível intermediário. Outros nove alunos, entre homens e mulheres, concluíram a capacitação profissional de Cabeleireiro (200 horas).

 

Sabendo confeccionar peças básicas e consertar roupas, a dona de casa Ednamar Francisca de Jesus encerrou o curso de Corte e Costura Básica com expectativa de geração de renda. "Pra mim foi uma satisfação fazer esse curso porque tenho muito interesse na área e também para ter uma renda dentro de casa. Eu posso dizer que já sei fazer vestido, calça comprida, saia, blazer", comemorou.

 

Presente na cerimônia, a secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, reforçou o compromisso da Pasta em criar oportunidade de renda para as famílias em vulnerabilidade assistidas pelos CRAS. "Esse é o caminho que a gente precisa percorrer enquanto Poder Público para que as pessoas possam se desenvolver", disse a secretária.

 

Na última semana, a Seds formou outras 18 mulheres em cursos oferecidos pelo Núcleo de Iniciação Produtiva, dessa vez no CRAS Décio Moreira, no bairro Elza Amui. Novas turmas serão abertas em 2023, informou o chefe da Seção de Apoio à Geração de Trabalho e Renda da Seds, Ivo Moratelli. 

 

"Além dos cursos já oferecidos, vamos abrir turma de Designer de Sobrancelha nos CRAS Décio Moreira e Polo I. Estamos trabalhando para levarmos opções de capacitação para os demais Centros de Referência de Assistência Social espalhados pela cidade também", adiantou Ivo.

VEJA TAMBÉM

CODIUB © 2022. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.