22/08/2022

Capacitação sobre varíola dos macacos traz profissionais da região a Uberaba

Mais de 140 profissionais da saúde de Uberaba e de 13 municípios da Macrorregião Triângulo Sul participaram, nesta sexta-feira (19), de capacitação para o enfrentamento da varíola dos macacos nesta área de abrangência regional do SUS. O evento ocorreu durante a tarde no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba.

Além da Rede de Atenção à Saúde de Uberaba, incluindo profissionais dos setores público e privado, estavam no evento representantes dos municípios de Conquista, Veríssimo, Araxá, Planura, Água Comprida, Itapagipe, Sacramento, Pedrinópolis, Pratinha, Frutal, Fronteira, Conceição das Alagoas e Perdizes.

“Muitos questionamentos foram feitos pelos participantes, por isso nós entendemos que foi uma oportunidade muito rica para esclarecimentos acerca do controle epidemiológico da contaminação pela varíola dos macacos. Tivemos também um suporte muito importante da Superintendência Regional de Saúde, incluindo o seu Laboratório Macrorregional”, informou Larissa.

A capacitação contou com explanação aos participantes sobre a metodologia de coleta de amostras clínicas dos pacientes para encaminhamento ao laboratório da Fundação Ezequiel Dias, que é referência em Minas Gerais para a investigação dos casos suspeitos desta e de várias outras doenças.