16/03/2022

Circolando está de volta aos Cemeis

No mês que se comemora o Dia do Circo, em 27 de março, os Cemeis da rede municipal de ensino estão recebendo o projeto Circolando nos Centros Municipais de Educação Infantil. Desde o dia 10 até dia 15, as Unidades estão sendo abastecidas com o material usado no projeto junto aos alunos de quatro e cinco anos (Pré I e Pré II).

Idealizador e coordenador do projeto, o artista circense e professor Mayron Engel Rosa Santos contou que os Cemeis estão recebendo livro de colorir, flayer interativo e videoaulas com aplicativo para instalar no celular e interagir com o Circolando.

“Inicialmente o material será entregue aos gestores das Unidades e, posteriormente, chegará às mãos dos alunos, mas até lá, os professores serão capacitados para trabalhar o projeto nos Cemeis”, explicou a chefe do Departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Uberaba (Semed), Maria Aparecida de Jesus Tosta.

Essa capacitação será ofertada por meio de uma live, dia 30 de março, às 19h, com transmissão pelo canal do Circolando no YouTube, contou Mayron.

“Vamos apresentar aos professores, que também já têm acesso às videoaulas sobre o projeto e, no dia 27, poderão baixar um aplicativo, gratuitamente, sobre coleta seletiva”, informou o artista, relembrando que o Circolando tem por objetivo estimular o potencial criativo das crianças matriculadas na rede municipal de ensino.

Além disso, o projeto proporciona o encontro criativo entre as brincadeiras e as artes circenses, assegurando o acesso à cultura e à consciência sobre o meio ambiente. O Circolando nasceu em 2016 e já percorreu inúmeras salas de aula da rede municipal de ensino. Neste ano, estará em 35 Cemeis.

O projeto, realizado pela Circolando Iniciativas Artísticas em parceria com o Governo Municipal, por meio da Semed/Departamento de Arte e Cultura, tem apoio do Núcleo Interinstitucional de Estudos e Ações Ambientais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (NIEA – TM/AP), com gestão de recursos pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu).