16/03/2022

Feti apresenta números da atuação dos aprendizes no mercado de trabalho em Uberaba

Seguindo a proposta da Gestão Municipal de ampliar o número de empresas parceiras e, consequentemente, o número de aprendizes em atuação no mercado de trabalho, a equipe da Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (FETI) realiza visitas às instituições e empresas com o objetivo de propagar a importância da contratação de aprendizes em Uberaba e região. Atualmente, a FETI conta com 234 empresas parceiras e 512 aprendizes, mas a expectativa é de que esse número aumente em 30% até 2024, segundo a gestão da FETI.

Esta semana, a presidente da FETI, Sônia Manzan, e o assessor Carlos Beirigo estiveram na Associação Comercial e Industrial de Uberaba (Aciu) a convite do presidente da Associação e membro do Conselho Diretor da FETI, Anderson Cadima.

Na oportunidade, Sônia apresentou aos empresários a importância e os benefícios da legislação relativa à aprendizagem, em especial, a Lei 10.097 de 19 de dezembro de 2000 que prevê a contratação de jovens com idade entre 14 e 24 anos.

“Esse contato com os empresários se faz necessário e importante para que possamos aumentar o viés de contratação. Mas já vemos um cenário positivo e de crescimento.  Cada vez mais as empresas estão acreditando nas vantagens e benefícios da Lei da Aprendizagem (10.097/2000). Hoje em dia, a contratação de aprendizes não vem sendo vista apenas como social ou cumprimento de cotas exigidas pelo Ministério do Trabalho, mas sim, como oportunidade de conhecimento no primeiro emprego contribuindo para a permanência dos jovens no mercado de trabalho”, comemorou a presidente da FETI, Sônia Manzan.

Na oportunidade, o presidente da Aciu, Anderson Cadima, agradeceu a participação da presidente da FETI na reunião e destacou a importância da Fundação para a cidade, na inserção dos jovens no mercado de trabalho. “Esse trabalho é muito importante. Como empresário, vemos o quanto o preparo dos jovens faz diferença, o quanto é valoroso esse trabalho da FETI. Tenho jovens que foram formados lá na minha empresa e a bagagem que eles adquirem lá abre muitas oportunidades. O primeiro emprego é difícil de se conseguir e com a FETI essa inserção fica mais fácil”, pontuou.

Vale destacar que o empresário que quiser conhecer mais sobre o trabalho realizado na FETI bem como se inteirar sobre as recomendações da Lei 10.097/2000, basta entrar em contato com a Fundação pelo telefone 3352-3500.