25/04/2022

Curso de Brigada de Incêndio mobiliza servidores da Semed

Servidores da Secretaria de Educação (Semed) que atuam nas escolas e Cemeis da rede municipal de ensino iniciaram nesta segunda-feira, 25, o Curso de Brigada de Incêndio.

Ofertado em parceria pela Pasta, com a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) e a Seção de Segurança e Medicina do Trabalho (Semetra), o curso tem como público-alvo inicial mais de 600 profissionais de 27 unidades de ensino.

“Iniciamos a semana com o propósito de reforçar a segurança das nossas escolas e Cemeis; consequentemente dos alunos e servidores”, afirmou a secretária de Educação, Sidnéia Zafalon, em mensagem aos profissionais que integram a primeira turma do curso.

A titular da Pasta destacou que a capacitação é um dos critérios para pleitear os Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e também para solicitar autorização de funcionamento das unidades de ensino. Além disso, fez um apanhado da situação atual, incluindo as conquistas da gestão Elisa Araújo, bem como dos prognósticos até 2024.

Conforme Sidnéia, ao assumir a Semed, em 2021, apenas duas unidades de ensino tinham autorização de funcionamento. Hoje, são 23. “Nossa meta é atingir as 75 até o final do mandato, assim como em relação aos AVCBs”, disse a titular da Pasta, que agradeceu o empenho dos servidores, assinalando que “a Educação caminha porque vocês vestem a camisa”.

Presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho destacou que esta capacitação reforça o compromisso da prefeita Elisa Araújo com a valorização do servidor. “A Companhia é exemplo, especialmente em relação à segurança no trabalho”, disse ele, ressaltando ser “uma satisfação auxiliar a Educação estendendo o curso aos profissionais da Pasta”.

Diretora Central de Gestão de Pessoas do Governo Municipal, Adrianne Christianne Inês abriu o curso pontuando que “saber agir em caso de emergência é muito necessário” no dia a dia do exercício profissional.

O curso está sendo ofertado no anfiteatro do Centro de Reservação (CR-6) da Codau, localizado na avenida Nenê Sabino. Conforme programação, os servidores serão divididos em turmas, que se reunirão das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A capacitação terá continuidade no segundo semestre, com outros grupos de trabalhadores da rede municipal de ensino, contemplando as demais unidades.