16/11/2022

FETI promove Pré-conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

A Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (FETI) realizou, de 7 a 11 de novembro, a Pré-conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, com aprendizes da instituição.

O objetivo foi discutir tópicos relacionados ao tema central da 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

“A participação ativa dos nossos jovens da FETI é de extrema importância para a construção de futuras políticas públicas para o público-alvo, que é a infância e adolescência, sendo a última o período em que eles próprios estão vivenciando”, explicou a assistente social da FETI, Taís Teófilo.

Na FETI, as turmas da manhã e da tarde se reuniram, em grupos, para discutir educação, saúde física e mental, e segurança alimentar. Depois, foram escolhidos, ao longo da semana, dez aprendizes para delegados da Conferência, responsáveis por compartilhar as propostas elaboradas pelos jovens da Fundação.

"Essa é a oportunidade de os nossos jovens votados como delegados participarem ativamente da construção de ações que impactam diretamente em suas vidas, além de poderem exercer a cidadania. Na conferência, vão conhecer a visão dos profissionais da área a respeito dos temas discutidos", ressaltou a assistente social da FETI, Débora Rodrigues.

10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – O evento acontecerá nos dias 1º e 2 de dezembro, no Centro Educacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). As inscrições estão abertas até o dia 25 de novembro e devem ser feitas on-line em uberaba.mg.gov.br/seds.

O evento é promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba (Comdicau) e pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds). O encontro é a etapa municipal da conferência de abrangência estadual e nacional. A Conferência é aberta a todos e tem como público-alvo os profissionais da rede de proteção às crianças e adolescentes.

A 10ª edição da Conferência Municipal tem apoio do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos da Criança e do Adolescente (Credca), Câmara Municipal de Uberaba (CMU), UFTM, TV Integração, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Receita Federal.