16/11/2022

Feira Livre na Desterro que foi sucesso na abertura, prossegue nesta sexta

Na sexta-feira (18), a Secretaria do Agronegócio e a Associação dos Feirantes de Uberaba promoverão a segunda edição da feira livre na Avenida Nossa Senhora do Desterro. A abertura, no último dia 11, surpreendeu a todos com grande presença de público.

No primeiro dia de trabalho, a feira do Desterro, entre os bairros Cidade Nova e Jardim Manhattan, contou com a presença da prefeita Elisa Araújo, acompanhada do titular da pasta do Agronegócio, Agnaldo Silva. Com capacidade para 23 barracas, 17 feirantes compareceram, sendo surpreendidos pelo grande movimento nas vendas.

O presidente da Associação dos Feirantes, Cláudio Luiz da Costa, afirmou que, por ser o primeiro dia, a forte presença dos consumidores superou as expectativas. “Mas viemos preparados com produtos de qualidade e diversificados”, disse. E ressaltou que muita gente aproveitou para passear com as crianças e conferir também o lado gastronômico da feira.

O gráfico Rodnei Lemes de Souza disse que a feira é a grande novidade na Avenida Nossa Senhora do Desterro. Já o aposentando Laurentino Pereira dos Santos, do Cidade Nova, falou que aquele alto de Uberaba há muito precisava de um feirão desta natureza, enquanto a servidora pública no Elza Amui, Cristiane Maria Ferreira, adorou a iniciativa, acrescentando que o local é opção para passeio com a família.

A prefeita Elisa Araújo aproveitou para fazer compras e demonstrou satisfação no fato de o Governo ter colocado em prática desejo antigo dos feirantes em abrir espaço de comercialização na Avenida Nossa Senhora do Desterro. “O ótimo movimento de abertura é sinal de que a feira vai pegar”, acentuou a prefeita. Ela destacou ainda que o local é estratégico, o dia (sexta) ajuda e o ambiente é gostoso e familiar, ideal para um passeio após encerramento das atividades semanais.

Elisa Araújo afirmou que nestes dois primeiros anos do seu governo, por meio da Secretaria do Agronegócio, foram realizadas várias ações em defesa do agricultor familiar. Oportunamente, informou que a Prefeitura está avaliando a criação de um programa municipal de Aquisição de Alimentos. “Tenho certeza de que vamos avançar neste sentido, mesmo porque já temos a política de segurança alimentar implementada por várias secretarias. Além disto, estamos estruturando para lançar, em breve, o programa Tá na Mesa, com várias políticas intersetoriais, com objetivo de garantir segurança alimentar para o nosso povo, com compras do Município junto aos pequenos agricultores”, informou a prefeita.

Também presente na feira livre do Desterro, o secretário Agnaldo Silva disse que o espaço comercial, estilo feirão, tem tudo para dar certo. “Esta é a função da Sagri, de oportunizar bons espaços para a população fazer compras e os feirantes escoar seus produtos.” Sobre uma possível ampliação da feira, abrigando mais feirantes, Agnaldo frisou que o tempo é quem dirá a necessidade de tal medida, sendo o primeiro passo confirmar a sua consolidação.

Lembrando, a feira na Avenida Nossa Senhora do Desterro, entre as ruas Lázaro Marques Caetano e Geraldo Borges de Araújo, ocorre às sextas-feiras, das 16h às 22h.