14/01/2023
A Prefeitura de Uberaba promoveu, nesta sexta-feira (13), o 1º Encontro Inclusão em Pauta: Limite-se na Ação. O evento tratou da importância da diversidade, inclusão social e da acessibilidade às pessoas com algum tipo de deficiência.
Presente a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, secretários municipais, a vereadora Lu Fachinelli, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL), Fernando Xavier, o presidente do Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande (Cigra), Maurício Pincelli e demais autoridades. Também presente representantes e alunos do Instituto de Cegos do Brasil Central (ICBC), da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu), da Escola para Surdos Dulce de Oliveira e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Segundo a prefeita Elisa, foi um momento especial, pois a parceria com empresas é uma forma de proporcionar capacitação e inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “É uma forma de trazer um olhar mais direcionado para os empresários e para o público que se sente incluído e assistido quando percebe que tem um governo preocupado com seu desenvolvimento social e econômico”, disse.
O secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Carlos Eduardo Bortoletto Izidoro, parabenizou a todos que cooperaram com o evento, a parceria com a CMAA e as empresas que promoveram as entrevistas de emprego. “Evento importante para mostrar os diversos tipos de dificuldades que, às vezes, a pessoa portadora de necessidade passa no dia a dia e também para promover uma reflexão para o que cada um de nós pode fazer para tornar o dia dessas pessoas mais fácil. Qualquer pessoa que sofra com algum tipo de limitação é tão capaz de desenvolver suas atividades laborais quanto qualquer outra que está no mercado de trabalho”, afirmou.
A programação contou com apresentação do Coral da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de painéis sobre "O mercado de trabalho, sua função social e empregabilidade", "Vivência em trilha sensorial" e "A profissionalização como socialização e potência humana".
Durante todo o evento, 10 empresas ofertaram vagas de emprego para PcD: Grupo ABC, TS Cargas, Bravo Logística, Nóbrega Pimenta, Black e Decker, Grupo Bahamas, CMAA, Master Line, Petrópolis e CCM. Também foi ofertada emissão da carteira de trabalho digital, passe livre e carteira de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
A ação teve o apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL), Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande (Cigra), Fiemg Regional Vale do Rio Grande e Sindicomércio Uberaba. Foi uma realização da Cia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA), Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação.