13/10/2022

Prefeitura promove cursos gratuitos sobre como vender para órgãos públicos

Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos sobre como vender para órgãos públicos, marcados para as próximas semanas. O público-alvo são pequenos negócios e agricultores familiares de Uberaba. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Secretaria do Agronegócio (Sagri) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O curso, direcionado aos pequenos negócios, será de 17 a 21 de outubro, das 18h às 22h, enquanto o módulo voltado aos agricultores familiares está agendado para os dias 24, 25 e 26, das 18h30 às 21h30. São 30 vagas para cada um. A inscrição deve ser feita em uberaba.mg.gov.br/agendamento ou pelo telefone e WhatsApp (34) 3318-7464. Os encontros serão na Sala Mineira do Empreendedor, na Rua Tristão de Castro, 105 - Centro.

“Participar das licitações públicas é uma forma das pequenas empresas aumentarem a renda, mas muitas não sabem qual o caminho. Por isso, preparamos esse curso para capacitar e incentivar nosso empresariado a ser um fornecedor da Administração Pública, promovendo, assim, o desenvolvimento local”, disse a superintendente de Micro e Pequenas Empresas da Sedec, Eli Foscarini.

No curso para pequenos negócios, o conteúdo programático inclui benefícios das licitações para micro e empresas de pequeno porte, nova lei de licitações e contratos administrativos, plataformas para pregão eletrônico e Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), entre outros assuntos.

Já nas aulas voltadas aos agricultores familiares, serão abordadas regras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal e da Política Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar.

À frente dos cursos, estará o consultor em Políticas Públicas e Gestão Governamental Nilson Borges. "Para vencer as licitações, o empresário precisa conhecer o processo de compras públicas, rever conceitos e paradigmas empresariais, além de ter domínio dos benefícios legais dados a eles. É aí que entra essa capacitação, para dar segurança, conhecimento e confiança aos participantes”, convidou o instrutor.

A iniciativa tem apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) - Regional Vale do Rio Grande, Sindicato Rural de Uberaba (SRU) e Empresa de Assistência e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).