03/10/2022

Alunos da rede participam da 2ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

Promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em parceria com a Secretaria de Educação (Semed), foi aberta, nesta segunda-feira (3), a 2ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O evento, que ocorre simultaneamente com a 11ª Feira de Profissões da UFTM e 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – também abertas nessa data –, vai até o dia 7 de outubro, no Centro Educacional da Universidade. A abertura das atividades contou com a presença da secretária de Educação de Uberaba, Sidnéia Zafalon, que também representou a prefeita Elisa Araújo.

Alunos da Escola Municipal José Geraldo Guimarães participaram do ato solene. Estudantes de outras unidades escolares da rede municipal de ensino são aguardados nos três eventos ao longo da semana, assim como do Estado, também parceiro da 2ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio da Superintendência Regional de Ensino.

“A participação de todos é muito importante”, afirmou Sidnéia, destacando o sistema de cotas ofertado pela UFTM aos alunos das escolas públicas. O reitor da UFTM e anfitrião do evento, Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, destacou a parceria com o Município, que traz os alunos para a universidade, para que conheçam os cursos ofertados e o ambiente universitário.

A solenidade de abertura teve ainda a participação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Carlo José Freire de Oliveira, a pró-reitora de Ensino, Alessandra Beatriz Carneiro Gonçalves Alves, e da pró-reitora substituta de Extensão Universitária, Luciana Moura Colucci de Camargo, entre outros.

“São três eventos simultâneos, de cunho nacional e municipal, por meio dos quais levamos a produção, o conhecimento e os diversos cursos para os alunos”, ressaltou Carlo Freire. O chefe do Departamento de Formação Profissional da Semed, Marcus Vinícius Neves Araújo, também participou da abertura dos eventos. A parceria com a UFTM foi viabilizada por meio da Casa do Educador Professora Dedê Prais.