08/09/2022

Governo Municipal participa do lançamento do 2º Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba

Nesta terça-feira (6), o Governo Municipal participou do lançamento do 2º Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba, com a presença da prefeita Elisa Araújo. O Festival já movimenta a cidade com programação em 30 bares e restaurantes que participam do ‘Concurso Gastronômico’ até 22 de setembro. Este ano, o encerramento do Festival acontece no CDL Hall, nos dias 24 e 25 de setembro, com shows, área kids e diversas atrações.

O objetivo do Festival é fomentar a cultura local, por meio das artes e gastronomia, almejando incentivar o desenvolvimento econômico e turístico de Uberaba.

Segundo Elisa, o Festival integra o pacote de retomada econômica desenvolvido pelo Governo Municipal, e atende aos setores mais afetados pela pandemia: cultura, bares, restaurantes e eventos. “Teremos um mês cheio de ações para prestigiar o comércio local e os nossos artistas, com opções de menus que podem ser degustados nos restaurantes ou em casa. É uma virada de chave para esse setor que foi tão afetado na pandemia”, afirmou a chefe do Executivo.

De acordo com o gerente do Sebrae Minas na Regional Triângulo, William Rodrigues de Brito, o objetivo do evento é trazer o lazer, o turismo para a sociedade, mas também a preocupação do Sebrae é com a geração de oportunidades. “Esse é o nosso foco. Essa segunda edição nos dá segurança de que estamos no caminho certo. As parcerias se multiplicaram e estamos trilhando esse grande potencial que Uberaba merece”, pontuou.

Para o ‘Concurso Gastronômico’ dessa edição, o Festival traz a diversidade do cerrado brasileiro e os pratos devem ter pelo menos um ingrediente típico: açaí, araticum, baru, bocaiúva, cajá-manga, guariroba, gengibre, graviola, guavira, jatobá, jenipapo, mangaba, murici, pequi, rapadura, cachaça e linguiça artesanal ou queijo artesanal. Poderão votar no prato preferido, no endereço eletrônico festivaluberaba.com.br. Os três pratos mais votados serão premiados com troféus e valores em dinheiro.

O evento de encerramento acontecerá no CDL Hall, Av. Randolfo Borges Júnior, 2.771 – Univerdecidade. Terá apresentação de artistas locais e dois super shows com a banda MR. Gyn no dia 24 e Gabriel Sater, no dia 25.

O Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba tem patrocínio da TV Integração, Uniodonto e Sicoob Credimed. É uma realização da Prefeitura Municipal de Uberaba, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Câmara Municipal de Uberaba (CMU), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), Sindicato dos Proprietários de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares Uberaba (Sinhores), Fiemg - Regional Vale do Rio Grande, Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande (Cigra), Associação Mineira de Eventos e Entretenimento (AMEE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL), Projeto Geoparque Uberaba, Sociedade Civil Organizada (SCO), Sistema Comércio - CNC, Fecomércio-MG, Sesc, Senac e Sindicomércio Uberaba.