05/09/2022

Ensaios para o desfile de Sete de Setembro mobilizam a rede municipal de ensino

Faltando menos de uma semana para o desfile de Sete de Setembro, na próxima quarta-feira, seguem a pleno vapor os ensaios e preparativos no âmbito das escolas da rede pública municipal de ensino.

A parada, que volta às ruas de Uberaba após dois anos – em função da pandemia –, envolve 32 escolas e três Cemeis, entre unidades urbanas e rurais, e mais de 420 alunos, da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, e Educação de Jovens e adultos (EJA).

Dezenas de servidores da Secretaria de Educação de Uberaba (Semed) também estão envolvidos com as atividades propostas pela Pasta para o desfile de Sete de Setembro.

Este ano a parada celebra os 200 anos da Independência do Brasil. Com início às 8h, o palco do desfile será a Praça Governador Magalhães Pinto (Praça do Quartel).

Vão se apresentar a Banda da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), as forças de segurança, escolas e entidades. A Semed levará onze alas para o desfile, com o tema “Sete de Setembro – Bicentenário da Independência: Refletir para não esquecer, reconstruir para aprender”. Mais de 300 alunos desfilarão, acompanhados de cinco fanfarras.

Professor da rede municipal de ensino, Fernando Santana é o responsável pelos ensaios das fanfarras das Escolas Municipais Arthur de Mello Teixeira, Professora Esther Limírio Brigagão, Professora Niza Marquez Guaritá, Santa Maria e Urbana Frei Eugênio. Juntas, as cinco fanfarras reúnem mais de 120 alunos.

Atividades – O protagonismo do Município, desde as suas origens aos dias atuais, também será apresentado no desfile por meio das alas, entre elas, “Uberaba é café com leite: a princesa do sertão agora é a meca do zebu” e “Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes”.

Os temas estão sendo trabalhados em sala de aula desde junho, via estudos, pesquisas e atividades diversas, adaptadas a cada segmento educacional. As ações por ocasião do Bicentenário da Independência estão sendo conduzidas na rede municipal de ensino pela Diretoria de Apoio à Educação Básica, por meio do Departamento de Arte e Cultura.