30/08/2022

Começam, em Uberaba, entrevistas e exames da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal

As entrevistas e os exames clínicos bucais para a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil), vigência 2021-2022, da qual participa o Município de Uberaba, vão começar nesta quarta-feira (31). O trabalho é um estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira e deve ser realizado com aproximadamente 50 mil pessoas que moram em 422 municípios (395 cidades do interior, 26 capitais e o Distrito Federal), informa o Departamento de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O objetivo do levantamento é proporcionar à gestão do SUS informações para o planejamento de políticas e programas de promoção, prevenção e assistência em saúde bucal, em três  esferas: nacional, estadual e municipal. A pesquisa está sendo conduzida pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Saúde Bucal.

“É importante fazermos esta divulgação para reforçarmos que a coleta de dados será feita em domicílio, que foram reforçadas as medidas de biossegurança para maior proteção da população a ser avaliada, bem como dos pesquisadores, profissionais que atuam na Atenção Primária e assumirão um papel fundamental na composição das equipes de campo”, informou a chefe do Departamento de Saúde Bucal da SMS, Márcia Nomelini.

Em Uberaba, o setor censitário sorteado é o bairro Estados Unidos. A equipe, composta de cirurgiã-dentista, auxiliar de Saúde Bucal e agente comunitária de Saúde, visitará os domicílios sorteados para entrevista e exame clínico bucal.  O estudo visa identificar doenças mais prevalentes, como cárie dentária, doenças periodontais, necessidade de próteses dentárias, condições de oclusão, traumatismo dentário e o impacto dessas doenças na qualidade de vida, entre outros aspectos.

Entre os parceiros do levantamento está a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com apoio de estados, Distrito Federal e municípios, instituições representativas da odontologia, outras universidades e institutos de pesquisa em saúde pública.

A população referência do levantamento em 2021 será composta por brasileiros residentes em domicílios particulares permanentes, localizados em regiões urbanas de todo o território nacional. Serão entrevistadas e examinadas em suas casas pessoas com idades de 5 anos e de 12 anos, além de grupos etários de 15 a 19 anos, 35 a 44 anos, 65 a 74 anos.