25/08/2022

Sacola Viajante é sucesso entre alunos da E.M. Frederico Peiró

Criado para estimular e despertar o gosto e o prazer pela leitura, o projeto Sacola Viajante é sucesso na rede municipal de ensino. Na Escola Municipal Frederico Peiró, localizada no bairro rural de Peirópolis, as atividades são desenvolvidas entre as turmas de Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental I.

A cada semana, um aluno leva a sacola recheada de livros para casa e compartilha o conteúdo com os familiares. A saída é sempre às sextas-feiras e a devolução na quarta. “São cinco dias que o aluno tem para se dedicar ao kit literário, como ler, manusear e escolher o livro que mais gostou”, contou a auxiliar de biblioteca, Márcia Faria Arruda, que está à frente do projeto.

Segundo ela, após essa escolha, o aluno deve preencher um fichário e fazer um desenho, entregue junto com o material que foi para casa. Além disso, cada família faz um relato da experiência com a Sacola Viajante.

As vivências decorrentes da leitura em família são, posteriormente, compartilhadas na turma por meio de uma roda de conversa, informou a coordenadora pedagógica da E.M. Frederico Peiró, Olinda Alves Barcelos. O diretor da unidade de ensino, Jaci Gonçalves Cardoso, adianta que a meta é ampliar o projeto para outras turmas.

O personagem Bamm-Bamm Rubble, de os Flintstones, foi escolhido mascote do projeto, que teve início junto com o segundo semestre letivo.