24/08/2022

Educação formata minuta do Plano de Carreira dos profissionais do magistério

Integrantes da comissão que elaborou a minuta da nova redação da lei que trata do Plano de Carreira dos profissionais do magistério da rede municipal de ensino voltam a se reunir nesta quinta-feira (25) para análise da formatação dada ao documento pela equipe técnica da Secretaria de Educação de Uberaba (Semed).

“Será um momento importante para apresentação e releitura do conteúdo da minuta, que foi construída pelas muitas mãos que integram as carreiras do magistério”, afirmou a titular da Semed, secretária Sidnéia Zafalon.

Segundo ela, após a conclusão do documento, o passo seguinte é remetê-lo à Secretaria de Administração (SAD), Procuradoria-Geral do Município e Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (Ipserv).

Secretária adjunta de Educação, Cristiana Borges pontuou que a valorização do profissional do magistério é condição essencial para assegurar a qualidade social da educação.

“Desde o ano passado, promovemos dezenas de reuniões para tratar da revisão do Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério da Educação Básica da rede municipal de ensino. Agora estamos perto de concluir o texto, amplamente discutido com a categoria”, destacou Cristiana.

Plural - A Comissão criada para elaborar a minuta da nova redação do Plano de Carreira tem 19 integrantes titulares e igual número de suplentes.

O colegiado é formado por representantes da Semed, da SAD, Conselho Municipal de Educação (CME), Sindicato dos Educadores do Município (Sindemu), professores de Educação Básica e Infantil, direção escolar, educador infantil, coordenador pedagógico, aposentados do magistério, Comissão de Educação da Câmara e Ipserv.

O Plano de Carreira do Magistério é o conjunto de normas que definem e regulam as condições de trabalho e a progressão salarial dos profissionais que desempenham atividades de docência, de suporte pedagógico à docência, incluídas as de planejamento, inspeção educacional, coordenação pedagógica e gestão escolar.