23/08/2022
Em alusão ao Dia da Infância, celebrado em 24 de agosto, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), por meio do programa Criança Feliz, promove nesta semana atividades para dar visibilidade à importância dos cuidados na primeira infância, fase que vai da gestação aos seis anos de idade.
De acordo com a coordenadora do programa Criança Feliz, Daiana Nascimento, a primeira infância é fundamental para o desenvolvimento das competências humanas. "É nessa etapa que são desenvolvidas as conexões cerebrais, emocionais, intelectuais, os aspectos físicos, motores, sensoriais e cognitivos da criança”, afirmou.
A programação de atividades terá início nesta terça-feira (23) com roda de conversa sobre maternidade, para gestantes acompanhadas pela Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Residencial 2000. Com a participação de psicóloga, pedagoga e estagiários do Criança Feliz, o encontro será às 12h, nessa Unidade de Saúde.
Na quarta-feira (24), está marcada oficina no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Residencial 2000 com atividades lúdicas e distribuição de kits pedagógicos para as crianças atendidas pelo programa no território de atuação do CRAS. A oficina será das 14h às 16h.
Além das atividades para os pequenos, as famílias que participarem da oficina conhecerão mais sobre o Criança Feliz com a equipe multidisciplinar do programa. Na sexta-feira (26), a oficina chegará ao CRAS Morumbi, no mesmo horário.
Programa - Para auxiliar as famílias em vulnerabilidade social, com gestantes e crianças de até seis anos, o programa Criança Feliz promove visitas domiciliares com profissionais capacitados a estimularem o desenvolvimento infantil. O programa do Governo Federal é executado em parceria com os municípios. Em Uberaba, atualmente, são acompanhadas 768 pessoas entre crianças e gestantes.