20/08/2022

Saúde divulga ações do CIM para proteção às mulheres vítimas de violência

Equipe do Centro Integrado da Mulher (CIM) iniciou visitação às unidades da rede municipal de saúde para divulgar suas atividades de atenção às mulheres vítimas de violência. A chefe do Departamento de Atenção Básica da SMS, Aline Nayara Afonso Resende Tristão, explicou que essa ação faz parte do projeto Agosto Lilás.

O objetivo, de acordo com Aline, é para sensibilização dos profissionais da saúde, principalmente os agentes comunitários que fazem visitas domiciliares nos territórios, para que conheçam as ações do CIM e passem à população. É a rede de saúde trabalhando em conjunto a rede social de proteção à família. “A intenção é fortalecer o trabalho em rede para referenciar o CIM”, acrescentou ela.

No Centro são prestados serviços de atendimento psicossocial, acolhimento e orientação, encaminhamento para assistência jurídica e órgãos da rede de proteção, além de palestras educacionais. No CIM ainda funciona a Delegacia de Orientação e Proteção à Família, para registro de boletins de ocorrência e solicitação de medidas protetivas ao juiz.

O CIM funciona na rua Luiz Próspero, 242, no Parque das Américas. Mais informações no portal.uberaba.mg.gov.br/mulher.