16/08/2022

Agronegócio anuncia realização de audiência pública sobre Áreas de Cultivo em Uberaba

O Governo Municipal, por meio da Secretaria do Agronegócio (Sagri), irá realizar no dia 24 de agosto, a partir das 14h, no anfiteatro da Prefeitura, audiência pública sobre Áreas de Cultivo em Uberaba.

Edital de convocação foi publicado no Porta-Voz do dia 12. A audiência é aberta à comunidade em geral, bastando que o interessado se inscreva até o dia 23, por meio do endereço bit.ly/audienciacultivoura.  A condução dos trabalhos caberá à Prefeitura de Uberaba, Câmara Municipal, Ministério Público Estadual e Sindicato Rural.

Num primeiro momento, haverá explanação de quatro temas. Sobre Revisão do Plano Diretor (área de expansão urbana e zoneamento) a cargo da Secretaria de Planejamento; Licenciamento Ambiental (fiscalização/prática agrícola) com a Secretaria de Meio Ambiente; Números Econômicos das Atividades Agrícolas, pela Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação e finalizando, Vilas Rurais/Bairros Urbanos – por meio da Secretaria do Agronegócio.

De acordo com o titular da Sagri, Agnaldo Silva, a proposta da audiência é abrir espaço para debater as áreas de cultivo no Município, atendendo, inclusive, aos questionamentos apresentados no Legislativo. “As sugestões advindas, com certeza, servirão de embasamento para a equipe que trabalhará a revisão do Plano Diretor e das leis de zoneamento na cidade'', destacou o secretário, conclamando a população a participar, sobretudo, as comunidades e instituições diretamente envolvidas com o meio rural.

Dados da Secretaria do Agronegócio apontam que, hoje, Uberaba dispõe de 115 mil hectares plantados com cana-de-açúcar, em torno de 85 mil hectares com soja, 45 mil, entre safra e safrinha, com milho, 35 mil hectares com sorgo e mais de 8 mil hectares com trigo cerrado. O Município ainda tem significativas áreas com cultivo de eucaliptos e hortifrutigranjeiros, com destaque para cenoura, batata e cebola, além de plantações de laranja e abacate.