06/08/2022

Saúde Municipal capacita profissionais da rede municipal e privada sobre varíola dos macacos

A Secretaria Municipal de Saúde já agendou para as próximas duas sextas-feiras mais duas capacitações sobre varíola dos macacos para toda a rede municipal de saúde, incluindo prestadores privados. Desta vez, a instrução inclui aula presencial aos profissionais da enfermagem diretamente empenhados na coleta de material dos pacientes para a análise laboratorial, feita pela Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte.

É o que informou a chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica da SMS, Larissa Bandeira de Mello Barbosa, acrescentando que as atualizações e treinamentos serão feitos on-line, no dia 12/08, e presencial no dia 19/08, no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, sempre a partir das 13h. No dia 19/08, a técnica Norma Dias, integrante da equipe, dará o treinamento sobre a coleta de material, bem como enfocará sobre os cuidados necessários aos profissionais de saúde.

Treinamento on-line, realizado nesta sexta-feira (5), foi destinado a todos os médicos e enfermeiros da rede básica, representantes de laboratórios e instituições prestadoras de serviços de saúde e reuniu mais de 100 participantes. Os encontros buscam promover a capacitação dos profissionais e fortalecer a rede de atenção à saúde, para detecção dos casos suspeitos da doença.