18/07/2022

Servidores da Educação recebem certificado do curso de brigada de incêndio

Servidores da Educação que fizeram o curso de brigada de incêndio receberam certificado em evento no anfiteatro Mário Pimenta Camargo, nesta quinta-feira (14). A certificação foi acompanhada pela prefeita Elisa Araújo, que destacou os avanços do Governo nos cuidados com os servidores, alunos e toda estrutura que forma a educação municipal.

“O curso de brigadista é importante peça na engrenagem que leva à obtenção dos Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiros, os AVCBs, e das autorizações de funcionamento das escolas e Cemeis da nossa rede municipal de ensino”, pontuou a prefeita.

Cerca de 300 servidores de 21 unidades de ensino da rede municipal, entre escolas e Cemeis, além da Casa do Educador Professora Dedê Prais, receberam o certificado de conclusão do curso de brigada de incêndio.

O curso foi ofertado pela Secretaria de Educação de Uberaba (Semed) em parceria com a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) e a Secretaria de Administração/Seção de Segurança e Medicina do Trabalho (Semetra).

“Nosso objetivo com esse curso é reforçar a segurança das nossas escolas e Cemeis e demais unidades educacionais; consequentemente dos alunos e servidores”, explicou a secretária de Educação, Sidnéia Zafalon, também presente ao evento.

Segundo ela, das 75 unidades de ensino da rede municipal, 26 têm o AVCB; cinco obtidos pela gestão Elisa, desde 2021. Estão prontos, aprovados e em condições de execução, outros 26 projetos técnicos – considerando as unidades que não têm o documento.

“Nossa equipe não para: já trabalha em outros projetos técnicos, tudo para dar mais segurança à comunidade escolar”, completou Sidnéia. Ainda de acordo com ela, a Secretaria também avançou na obtenção de autorização de funcionamento das unidades de ensino: no início do ano passado, apenas duas tinham o documento; hoje são 26, ou seja, desse total, 24 foram renovadas ou se tratam de novas autorizações.

Sidnéia adiantou que a meta do Governo é ampliar ainda mais esses números em 2022. “Já temos mais nove processos finalizando. Cuidar de quem ensina e de quem aprende é uma preocupação constante”, assegurou.

Por isso a capacitação terá continuidade neste segundo semestre, com outros grupos de trabalhadores da rede municipal de ensino – totalizando 600 certificados até o final do ano –, contemplando as demais unidades.

O presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho, a secretária de Administração, Eclair Gonçalves Gomes, e a chefe da Semetra, Júlia Wazir Canassa, também participaram do ato de certificação.