30/05/2022

Telessaúde já atendeu quase 2 mil pessoas

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), já atendeu 1.994 pessoas neste ano, através do Telessaúde (0800 340 0019), serviço que utiliza meios remotos de internet para dar assistência a pacientes em atendimento na rede de saúde do Município, que têm sintomas gripais.

Funciona assim: o paciente liga no Telessaúde (0800 340 0019), quando precisa de assistência médica, estando do terceiro ao sétimo dia de sintomas, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Recebe, via WhatsApp, o link para cadastro em que preenche seus dados e principais sintomas. O link é https://forms.gle/82E3kpgscgkCgvgX6 e deve ter todos os campos obrigatórios preenchidos.

Após o preenchimento correto do formulário, o usuário entra em espera para passar pelo atendimento médico, em até 48 horas, de acordo com a demanda. Normalmente o atendimento é realizado no mesmo dia.

“Caso seja necessário, o médico vai solicitar o teste para este paciente. O importante é que o paciente do Telessaúde (0800 340 0019) não precisa aguardar atendimento numa unidade de saúde. Ele vai diretamente para a testagem. E, além da receita médica digital para a obtenção dos medicamentos, o paciente poderá solicitar atestado médico”, informou a coordenadora do Telessaúde, Bruna Mauad.

Números do atendimento - Os números do atendimento via Telessaúde neste ano, mês a mês, são os seguintes: janeiro – 661; fevereiro – 378; março – 64; abril – 29 e maio – 862 (até 20/05).

O atendimento médico das pessoas que testaram positivo para Covid foi intensificado em seis Unidades Matriciais de Saúde, das 17h às 21h, facilitando a vida dos trabalhadores. As unidades são: UMS Aluízio Prata (Av. Professora Maria da Paz, 305 esq. c/ R. Guilherme Capucci – Elza Amui. Tel. 3331-0103); UMS Álvaro Guaritá (Av. Umuarama, 520 - Vallim de Melo. Tel.: 3314-6621); UMS Ézio de Martino (Rua Presidente Wenceslau Vaz, nº 33 - Boa Vista. Telefone: 3322-3228); UMS Roberto Árabe Abdanur (Rua Dr. Edelweis Teixeira, 60 – Mercês. Tel: 3316-2448); Clínica da Família (Av. Orlando Rod. Cunha, 2.229 – Abadia. Tel: 3322-6362); UMS Valdemar Hial Junior (Av. Ivanilda Delduque Souza, 222 – Tancredo Neves esq. c/ Av. Lucas Borges. Tel: 3321-5604).

Vale lembrar a recomendação médica, neste período da pandemia. De acordo com a médica infectologista da SMS, Danielle Borges Maciel, é imprescindível a todos seguir com distanciamento social, mantendo ambientes arejados com portas e janelas abertas, higienização frequente das mãos e evitar levar a mão à boca, nariz ou aos olhos sem higienizá-las. É importante também usar máscaras ao menor sinal de sintomas gripais e no transporte coletivo, onde elas seguem obrigatórias.

A médica chama também a atenção de todos os que não receberam a dose de reforço da vacina contra a Covid para que o façam o mais rápido que puderem. “Estudos em todo o mundo mostram que essa dose é importante para evitar casos graves com internação ou óbito”, relatou a infectologista.