24/05/2022

Servidores concluem curso do Ministério da Saúde e põem Uberaba entre 12 cidades com a iniciativa

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde encerraram nesta sexta-feira (20) o Curso Aplicado de Gestão de Custos em Saúde, como resultado da adesão do Município ao Programa Nacional de Gestão de Custos do Ministério da Saúde (MS). Atualmente, apenas 12 municípios do país fazem parte desta iniciativa, sendo Uberaba um deles.

Ministrado pelos representantes do Ministério, o administrador Wagner Luiz de Araújo, e a economista e também coordenadora do Programa, Maciene Mendes da Silva, o curso aconteceu na segunda (16) e quarta-feira (18) no auditório do Hospital Regional José Alencar e foi finalizado no auditório da SMS.

Segundo informou a diretora de Assuntos Estratégicos da SMS, Simone Alves da Mata Ramos, o curso teve como objetivo principal despertar a importância de apuração de custos para uma boa gestão no SUS, além de capacitá-lo e dotá-lo de ferramentas para a implantação da gestão de custos em Unidades de Saúde.

Maciene Mendes recebeu com grande satisfação a intenção da Secretaria de Saúde de Uberaba em participar do PNGC. “Entendemos que atitudes como essa representam a intenção da gestão municipal em usar, cada vez mais, os recursos do SUS de forma racional, com responsabilidade e transparência.”

A implementação do sistema de custos em Unidades de Saúde permite estimar os gastos envolvidos nos serviços, gerando resultados representados pela adequação do uso dos recursos, independentemente do nível de complexidade dessas Unidades. Além disso, auxilia na tomada de decisão para alocação de recursos, propiciando eficiência.

Participaram do curso noventa pessoas entre gerentes e técnicos das Unidades da Atenção Básica, Unidades Regionais de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, Caism e UER. Esta foi a primeira fase de capacitação e sensibilização do nível técnico operacional nos conceitos e metodologias do PNGC.

De acordo com Wagner Araújo, a participação no curso foi excelente, os técnicos se envolveram. “Eles participaram e acredito que a continuação das atividades será muito rápida. Agora os técnicos voltarão para as Unidades para captar dados e nós, do Ministério, faremos todo o acompanhamento necessário”. Com a finalização do mapeamento e captação dos dados, os servidores passarão por nova capacitação, dessa vez, aprendendo como inserir e usar o ApuraSUS - Sistema de Apuração e Gestão de Custos do SUS, ferramenta do MS que, de forma padronizada e estruturada, possibilita a apuração e gestão de custos em Saúde.

Após a implantação, o município de Uberaba será um dos poucos que terão o conhecimento de custos das Unidades de Saúde, dos setores e dos procedimentos realizados, como uma consulta, um atendimento, etc. Isso possibilitará à Secretaria elaborar o orçamento com base nos custos apurados, melhorar a utilização da capacidade instalada, auxiliar na decisão de investir e incluir novos procedimentos na unidade, além de possibilitar a cuidadosa comparação de seus custos com outras unidades assemelhadas, com base em critérios adequados e conscientes.