20/05/2022

Congresso, rodas de conversa e blitz marcam semana contra violência sexual infantil

O I Congresso Regional de Conselheiros Tutelares encerrou, nesta sexta-feira (20), a programação da Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promovida pelo Governo Municipal e parceiros em alusão ao dia 18 de maio.

Com o objetivo de fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente, o Congresso reuniu conselheiros tutelares e outros atores da rede no Teatro Sesiminas para dois dias de discussões, com oito mesas temáticas. O evento pode ser conferido na íntegra pelo YouTube do projeto Portas Abertas.

Entre os palestrantes, estavam a desembargadora superintendente da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça mineiro, Valéria Queiroz; a coordenadora estadual de Política Pró-Criança e Adolescente, Elaine Quaresma; o presidente do Fórum Mineiro de Conselheiros Tutelares, Carlos Guilherme Cruz, e  o procurador de Justiça do Paraná, Murillo Digiácomo.

Durante a Semana, foram realizadas outras ações pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado na quarta-feira (18). Teve rodas de conversa infantojuvenil em instituições de ensino e sede de projetos sociais, blitz educativa na Praça Rui Barbosa, premiação a ações destaques na causa e reflexão sobre a data no Plenário da Câmara.

A secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, lembrou que é preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento, livres da violência sexual. "E essa Semana teve como objetivo reforçar isso. A principal ferramenta contra a violência sexual é a denúncia. Então, em caso de suspeita, acione o Disque 100, procure o Conselho Tutelar ou autoridades policiais."

Foram parceiros das atividades o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba, o projeto Roda de Conversa, a Câmara Municipal, o Tribunal de Justiça, a Polícia Civil e o Ministério Público.