07/06/2022

Uberaba assina acordo de cooperação para implantação da Escola Cívico-militar

Por meio do Acordo de Cooperação Técnica 61/2022, celebrado entre a União e o Governo Municipal, está sacramentada em Uberaba a implantação da Escola Cívico-militar (Ecim). O acordo foi publicado no Diário Oficial da União, em maio.

O modelo será viabilizado na Escola Municipal Professor José Geraldo Guimarães, que cumpriu todas as etapas para adesão ao Programa Nacional das Escolas Cívico-militares (Pecim), do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Defesa.

A implantação da Ecim foi aprovada pela comunidade escolar, por meio de consulta dia 10 de fevereiro. A unidade de ensino foi indicada pela Secretaria de Educação de Uberaba (Semed) por atender aos critérios do MEC, como a oferta dos anos finais do Ensino Fundamental, ter entre 501 e 1000 alunos matriculados, situação de vulnerabilidade social dos educandos e o desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Nesta terça-feira, 7, a secretária de Educação, Sidnéia Zafalon; o chefe do Departamento de Projetos Especiais, Eder Leonardo Oliveira e Silva; e as analistas de gestão educacional da Semed, Jacqueline Martins Barbosa e Maristela Rodrigues dos Santos Campos, participaram da XVI Capacitação do Programa Nacional das Escolas Cívico-militares e Replanejamento Estratégico do Pecim, em Brasília.

Esta ação visou fomentar e fortalecer as escolas cívico-militares para promover a melhoria da qualidade da educação básica nos anos finais do Ensino Fundamental por meio de uma gestão de excelência nas áreas educacional, didático-pedagógicas e administrativa.

Representando o Município, Sidnéia recebeu uma menção de reconhecimento do MEC pelo apoio e comprometimento na implantação do programa.