04/05/2022

Elisa recebe o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor; etapa nacional será em junho

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, recebeu em mãos, nesta quarta-feira (4), o troféu da etapa estadual do 11º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor - Juscelino Kubitschek, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na Categoria Inovação e Sustentabilidade. Com a vitória, o Município se classificou para disputar a etapa nacional, no dia 28 de junho, em Brasília.

A premiação reconheceu o projeto Sua Empresa Licenciada em Clicks, um software desenvolvido pelo Governo Municipal, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub), para agilizar e desburocratizar a abertura de processos de Licenciamento Ambiental. De qualquer lugar, sem a necessidade de formalização presencial, o empreendedor insere as informações no sistema para análise, anexa os documentos exigidos e acompanha a tramitação.

Mais de 3,2 mil empreendimentos já foram beneficiados. Além de agilidade, o Licenciamento Ambiental On-line trouxe também transparência e redução de custos para as empresas e para a gestão pública com a eliminação de papel, redução dos prazos de análises e facilitação dos trâmites. Uberaba é o único município de Minas Gerais com esse serviço realizado em formato on-line.

“Este é um prêmio muito importante para a cidade de Uberaba. É o reconhecimento do trabalho de todos os servidores da Prefeitura, da Secretaria de Meio Ambiente e da Codiub. É um trabalho inovador que visa desburocratizar e favorecer o empreendedor. Essa dinâmica de trabalho que facilita e que também inova, é a dinâmica do nosso Governo. É a bandeira principal de promover a geração de emprego e renda e proporcionar a oportunidade a todos os uberabenses”, afirmou Elisa.

O gerente do Sebrae Minas na Regional Triângulo, William Rodrigues de Brito, disse que Uberaba é tradicionalmente uma cidade exemplar, que já conquistou vários outros prêmios. Pontuou que a conquista do prêmio de sustentabilidade pelo Governo da prefeita Elisa Araújo foi o único projeto do Triângulo Mineiro selecionado entre os finalistas. “Foram 200 projetos inscritos [no total], 32 projetos de 29 municípios na final, e fomos muito felizes com essa conquista. O projeto é um trabalho que traz soluções para o empreendedor, por meio da dinamização dos processos. Agora, a próxima etapa é participar da premiação nacional”, disse.

Para Willian, o mais importante é que o projeto seja de conhecimento público para outras cidades e regiões e, assim, acelerar o desenvolvimento de outros municípios, encurtando caminhos e facilitando a vida do empreendedor.

Para o secretário de Meio Ambiente, Edno Cesar da Silveira, hoje o Licenciamento Ambiental de Uberaba é pioneiro em Minas Gerais. “Somos a primeira cidade que iniciou esse trabalho no âmbito municipal, porque tudo era feito pelo Estado. E como um procedimento pioneiro, que possibilita oferecer um atendimento melhor para os empreendedores e produtores rurais, essa evolução na questão ambiental vai se estender a outros setores. Mostra que o Governo está intencionado a se estabelecer com trabalhos pioneiros e hoje Uberaba é referência”, ressaltou.

Por fim, a diretora presidente da Codiub, Keila Cristina Rocha Fialho dos Santos, contou que é uma honra fazer parte da premiação do Projeto. “Desde o ano passado, com a nova gestão, estamos trabalhando em melhorias e novas funcionalidades. Para a Codiub, é muito importante o reconhecimento, uma vez que essa premiação nos motiva ainda mais a buscar melhores soluções para atender não só as demandas dos empreendedores e com isso otimizar o tempo de entrega do Licenciamento Ambiental, como também atender ao Município com as melhores soluções tecnológicas.”

Também estiveram presente na entrega do troféu o chefe de Gabinete, Caio Presotto; a chefe adjunta de Gabinete, Celi Camargo; o secretário de Meio Ambiente, Edno Cesar da Silveira; o secretário adjunto de Meio Ambiente, Vinícius Arcanjo da Silva; o secretário de Governo, Beethoven de Oliveira; a secretária de Comunicação, Indiara Ferreira; a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Cynthia Bessa de Souza; a  diretora presidente da Codiub, Keila Cristina Rocha Fialho, e os analistas do Sebrae Minas, Daiana Rodrigues e Marcius Marques Mendes, e o vereador Tulio Micheli, representando os demais vereadores.