29/04/2022

Uberaba vence o Prêmio Prefeito Empreendedor

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, venceu a etapa estadual da 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor - Juscelino Kubitschek, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na Categoria Inovação e Sustentabilidade. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (29), na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte. Com a vitória, o Município se classificou para disputar a etapa nacional, no dia 28 de junho, em Brasília.

A premiação reconheceu o projeto "Sua Empresa Licenciada em Clicks", um software desenvolvido pelo Governo Municipal em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) para agilizar e desburocratizar a abertura de processos de Licenciamento Ambiental. De qualquer lugar, sem a necessidade de formalização presencial, o empreendedor insere as informações no sistema para análise, anexa os documentos exigidos e acompanha a tramitação.

Mais de 3,2 mil empreendimentos já foram beneficiados. Além de agilidade, o Licenciamento Ambiental On-line trouxe também transparência e redução de custos para as empresas e para a gestão pública com a eliminação de papel, redução dos prazos de análises e facilitação dos trâmites. Uberaba é o único município de Minas Gerais com esse serviço realizado em formato on-line.

A prefeita Elisa foi representada no evento pelo chefe de Gabinete, Caio Presotto, e pelo secretário adjunto de Meio Ambiente, Vinícius Arcanjo. "Esse Prêmio retrata a atuação da prefeita Elisa neste 1 ano e 4 meses de Governo, o espírito empreendedor dela e, sem dúvida, é uma conquista que vai acompanhar o restante do mandato. Eu espero que muitos outros prêmios como esse venham para facilitar a vida do empreendedor", ressaltou Presotto.

Para Arcanjo, o projeto coloca Uberaba à frente de outros municípios. "Já começa com um processo de digitalização, tendo uma efetividade para o micro, pequeno, médio e grande empreendedor, trazendo celeridade e economia para a administração pública, segurança jurídica e segurança de arquivo. Tudo isso traz melhorias e ganhos para todos os lados. É um projeto que tende a se aperfeiçoar a cada dia", afirmou.

Esta é a segunda vez que a cidade conquista a etapa estadual do Prêmio. Em 2016, o Município venceu na Categoria Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária.

O Prêmio - O Sebrae Prefeito Empreendedor busca conhecer, reconhecer e premiar experiências que contribuam para a melhoria do ambiente empreendedor nos municípios. O objetivo é valorizar as boas práticas de gestão pública e de estímulo à formalização, ao desenvolvimento e à competitividade das micro e pequenas empresas.

Na etapa estadual do Prêmio, 32 projetos de 29 cidades mineiras foram selecionados para a final da premiação, concorrendo em oito categorias. Ao todo, foram 200 projetos inscritos este ano.

O vencedor ou vencedora de cada categoria na etapa estadual está automaticamente inscrito na etapa nacional, que vai acontecer dia 28 de junho, na sede do Sebrae, em Brasília.