Portal do servidor

Portal do servidor

menu

01/12/2022

Conferência discute políticas públicas para crianças e adolescentes

Começou nesta quinta-feira (1º), a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba (Comdicau) e pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds). O evento segue até esta sexta-feira (2), quando serão votadas propostas para a política pública infantojuvenil.

 

A abertura da Conferência, no anfiteatro da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), reuniu representantes da rede de atendimento, do Judiciário, do Ministério Público de Minas Gerais e de movimentos sociais, além de autoridades, crianças e adolescentes. O tema central da Conferência deste ano gira em torno das ações necessárias para enfrentar as vulnerabilidades e violações decorrentes da pandemia da Covid-19.

 

Na abertura, o presidente do Comdicau, William de Brito, pontuou que a Conferência, realizada de quatro em quatro anos, marca o fim do mandato da atual Diretoria, que será sucedida em janeiro de 2023. "É chegado o final dessa gestão e não poderia ser de forma melhor, com a realização dessa Conferência, que é um espaço aberto, um espaço público", afirmou, destacando a importância da presença de vários segmentos da sociedade.

 

Por sua vez, a secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, lembrou que, há dez anos, era secretária executiva do Comdicau e também participava da Conferência "Então para mim é um momento bastante especial. Do lado de cá, desde que assumimos a Secretaria, estamos procurando avançar dentro dessa temática", compartilhou.

 

Em seguida, houve a leitura e aprovação do regimento interno da Conferência, além da palestra magna de abertura com a doutora em Ciências da Saúde e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Lia Ross.

 

Nesta sexta-feira (2), os participantes vão se dividir em cinco grupos de trabalho para discutir os eixos da Conferência e aprovarão, em plenária, propostas para serem transformadas em políticas públicas, considerando o contexto pandêmico e pós-pandêmico. Também serão eleitos os delegados que representarão Uberaba na etapa estadual do processo conferencial, em 2023.

 

A 10ª edição da Conferência tem apoio do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), do MPMG, da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos da Criança e do Adolescente (Credca), da Câmara Municipal de Uberaba (CMU), da UFTM, da TV Integração, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Receita Federal.

VEJA TAMBÉM

CODIUB © 2022. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.