28/04/2022

20 novos ônibus vão atender ao transporte escolar urbano

Contratados por meio de dispensa de licitação, os 20 ônibus que servirão ao transporte escolar urbano de alunos da rede municipal de ensino estarão, na totalidade, rodando a partir desta sexta-feira, 29.

O reforço no transporte de alunos da rede municipal de ensino atenderá, prioritariamente, aos bairros Rio de Janeiro, Girassóis, Anatê, Marajós, Isabel do Nascimento, Alvorada e Maracanã, onde foram identificados gargalos no sistema.

O contrato para prestação do serviço, por meio da empresa de transportes Lider, foi publicado no Porta-voz nº 2062. Dez veículos já estão atendendo a rede desde o início da semana, enquanto os demais entrarão em operação nesta sexta-feira.

Os ônibus contêm um mínimo de 44 lugares, são equipados com poltronas confortáveis, todas elas com cinto de segurança; elevador adaptado para pessoas com necessidades especiais; rastreador/GPS, tudo em conformidade com todas as exigências do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A contratação deste reforço no transporte escolar urbano foi necessária pois, às vésperas da volta às aulas, a rede municipal de ensino ganhou mais de 900 alunos. O crescimento repentino gerou alguns gargalos no sistema, especialmente nesses bairros, lembrou a secretária de Educação, Sidnéia Zafalon.

Segundo ela, de 2.500 alunos transportados em 2021, ainda no modelo híbrido, a rede passou a 3.627, para o ano letivo em curso, totalmente presencial. “Com esse incremento na frota, estamos equacionando o transporte escolar urbano”, completou Sidnéia. O valor global do contrato, de 180 dias, é de R$ 2.281.588,80.