28/06/2023

Prefeitura inicia ciclo de palestras de combate ao assédio moral

A Prefeitura de Uberaba iniciou, nesta terça-feira (27), ciclo de palestras com chefias e servidores públicos com o intuito de combater o assédio moral na Administração Pública. A campanha de conscientização percorrerá órgãos e unidades para levar informação ao maior número de agentes.

A iniciativa é da Controladoria-Geral do Município (CGM), da Secretaria de Administração (SAD) e da Chefia de Gabinete (Chegab), com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU).

Nesta terça-feira (27), no anfiteatro do Centro Administrativo, gestores da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) assistiram à palestra sobre comunicação não violenta, uma prática que tem como objetivo gerar mais compreensão e colaboração nas relações. O tema foi conduzido pelas psicólogas Mariana Silva Cecílio e Vitória Ruvieri Pacheco.

Em seguida, a controladora-geral do Município, Júnia Camargo, abordou, junto às chefias, o regime disciplinar do servidor, destacando os principais deveres e direitos dos agentes públicos e o que configura ou não assédio moral. De acordo com a controladora-geral, o assédio pode advir tanto do superior em relação ao subordinado quanto vice-versa.

"Determinar o cumprimento de atividades incompatíveis com o cargo em que o servidor ocupa, falar de forma desrespeitosa, reiteradamente, ou espalhar rumores sobre o colaborador são práticas abusivas. No entanto, exigir o cumprimento da atividade profissional com eficiência e pontuais divergências não configuram assédio", exemplificou.

Na oportunidade, os participantes receberam exemplar da cartilha de Combate ao Assédio Moral produzida pela CGM e puderam tirar dúvidas. Casos de assédio moral podem ser denunciados na Ouvidoria-Geral do Município pelo tridígito 156, pela plataforma Fala.BR e pelo e-mail ouvidoria.cgm@uberaba.mg.gov.br.

Secretaria Especial de Comunicação