27/04/2022

Técnicos da Sagri são capacitados para disponibilizar à Agricultura Familiar crédito fundiário

Técnicos da Secretaria do Agronegócio (Sagri) participaram nesta quarta-feira, dia 27, de treinamento junto ao Programa Nacional de Crédito Fundiário. Em breve, eles estarão cadastrando os agricultores familiares interessados em adquirir terras no Município.

A adesão do Governo Municipal ao Crédito Fundiário Terra Brasil, oferecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ocorreu em fevereiro deste ano pela Secretaria do Agronegócio. Em Uberaba e mais 32 municípios do Triângulo e Alto Paranaíba, o programa é desenvolvido pela Rural Consultoria, empresa vencedora de concorrência pública junto à Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anate).

O treinamento foi conduzido pela analista da Rural Consultoria, a engenheira agrônoma Paula Leite. Quatro técnicos da Sagri foram capacitados a operar o sistema através do site gov.br, para obter crédito. Paula repassou o passo a passo do cadastro, composto de seis etapas, tendo realizado, inclusive, simulações de interessados em se beneficiar com o crédito fundiário Terra Brasil.

Segundo a servidora Lúcia França, o grupo já está apto a cadastrar os agricultores familiares interessados em financiar aquisição de terras em Uberaba, porém, antes disso, será preciso proceder a assinatura do contrato entre o Governo Municipal e o Mapa. De antemão, a técnica da Sagri informou que a Pasta já foi autorizada a credenciar empresas de assistência técnica interessadas em elaborar projetos para potenciais beneficiários com o crédito do Terra Brasil.

Como informou Paula Leite, da Rural Consultoria, o programa oferece crédito de até R$174.289,41. “O financiamento é individual, porém, o recomendável é que a compra seja feita de forma coletiva. Os produtores procuram o imóvel de interesse do grupo, fotografa e, se possível, obtêm cópia da escritura. A partir daí a empresa faz vistoria e monta projeto, realizando em seguida o cadastro na Sagri, para posterior avaliação do financiamento através do Banco do Brasil. Aprovado o crédito, o pagamento é parcelado em até 25 anos, com três anos de carência”, explicou. Ela ressaltou que os juros são de 2,5% ao ano, com bônus de 20% do valor financiado para quem pagar os boletos anualmente sem atraso.

Mas para ter direito ao crédito, a consultora apontou algumas exigências. “Que o postulante ao benefício comprove, pelo menos, cinco anos de vínculo com o meio rural nos últimos 15 anos, não seja servidor público, não tenha sido beneficiado com reforma agrária, se já tiver terra que seja de no máximo um módulo rural (24 hectares), sem restrição de crédito, renda de até R$49 mil (núcleo familiar) e patrimônio de no máximo R$80 mil”, descreveu Paula.

O titular do Agronegócio, José Geraldo Celani, ressaltou que o crédito fundiário é uma oportunidade, viabilizada pelo atual governo, aos pequenos agricultores que de fato têm vocação com a terra, para adquirir ou ampliar o seu imóvel rural e produzir.