01/06/2022

Professora e aluno da Escola de Cultura e Arte de Uberaba garantem certificação de habilidade específica em música na UFU

A Escola de Cultura e Arte de Uberaba (Ecau) é celeiro de talentos nas diversas modalidades artísticas. A Universidade Federal de Uberlândia divulgou, nesta terça-feira (31), a lista final dos aprovados na certificação de habilidade específica em música, requisito necessário para ingressar no curso de graduação em Música (bacharelado/licenciatura). A professora de teclado da Ecau, Raquel Guaresqui, e o aluno de canto da Escola, Edu Prata, estão entre os aprovados.

A prova foi realizada no início de maio. Os candidatos deveriam gravar pelo celular um vídeo respondendo as questões do Teste Auditivo e de Leitura Musical, e outro vídeo com os conteúdos específicos para canto, instrumentos ou música popular.

Raquel Guaresqui foi habilitada na modalidade de formação específica de piano erudito. Segundo a professora, a intenção é iniciar o Bacharelado em Piano no primeiro semestre de 2023, na UFU. “Essa conquista é a realização de um sonho desde os tempos que estudei no Conservatório Renato Frateschi. Tomei a decisão de entrar na faculdade em meio à pandemia, um momento turbulento para todos. Como tenho uma carga horária extensa, meus horários de estudos eram à noite, nas madrugadas, antes de ir para a escola, em horário de almoço e fins de semana. Com essa graduação na UFU, posso ampliar a área das teclas na Ecau, agora, na parte erudita”, explicou. Quanto à escolha de repertório para a prova e metodologias de estudo, ela teve orientação da professora e amiga Cristina Arruda. Raquel também destacou o apoio e incentivo da diretora da Ecau, Edna Pantaleão.

Já Edu Prata foi certificado em música popular. Ele é aluno da professora Déborah Dias, da Ecau, no curso livre de canto popular. “Para a prova teórica tive ajuda de Déborah em questões que pediam uma precisão rítmica, além das questões de afinação para solfejar determinado exercício de percepção”, contou. Para a prova prática, Edu escolheu as músicas “Capim”, de Djavan, “Desafinado”, de Tom Jobim, e “Serrado”, de Djavan. “Eu praticava as músicas todo dia para executá-las com exatidão. Tive alguns nervosismos para executar a prova, que deveria ser gravada. Fiz o material inúmeras vezes para ter um bom resultado”, relembrou Edu. Ele tem a pretensão de iniciar a graduação na UFU em 2023.

Na Ecau, o aluno teve todo o incentivo da professora Déborah, inclusive com a rotina de práticas. “A preparação para a prova de habilidade específica com o Edu foi algo que acrescentou demais para o meu desenvolvimento profissional, pelos estudos rítmicos e melódicos das peças, observação dos pontos a serem melhorados. É uma sensação incrível fazer parte da construção do sonho de alguém. Quando o resultado saiu, me bateu uma felicidade por ver que tive uma contribuição para esse momento e até mesmo por relembrar dos passos que demos durante as aulas”, finalizou.