18/10/2023

Público lota cerimônia de abertura do Congresso de Educação de Uberaba e do Triângulo Mineiro

Na noite desta terça-feira (17), o público presente no Congresso de Educação de Uberaba e do Triângulo Mineiro, maior evento do segmento na região, lotou o Centro de Eventos da ABCZ. A edição deste ano, realizada para reunir profissionais da Educação, bateu recorde de inscrições, com mais de 11 mil participações, nas modalidades presencial e online. O evento acontece até a quinta-feira (19) e é organizado pela Secretaria de Educação (Semed) e pelo Sebrae, com apoio da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), Universidade de Uberaba (Uniube) e da empresa Soluções Terceirizadas.

Durante o credenciamento, o público foi recepcionado pela apresentação do coral do Cemea Boa Vista e da banda de música da E.M. Gastão Mesquita Filho. Na sequência, os congressistas assistiram às apresentações da banda Jovem Músico, das escolas municipais Santa Maria e Stella Chaves e do grupo Axé Uai, da E.M. Cívico-Militar José Geraldo Guimarães. A abertura solene, às 19h30, contou com pronunciamentos da prefeita Elisa Araújo, do secretário de Educação, Celso Neto, e do vereador Cabo Diego Fabiano, representando a Câmara Municipal de Uberaba.

Elisa falou sobre a magnitude alcançada pelo Congresso. “É uma alegria imensa ver os profissionais da Educação reunidos aqui e também quem nos assiste em casa. A Prefeitura segue comprometida em apoiar e realizar eventos como este que fortaleçam nossa rede e promovam benefícios à nossa comunidade”, comentou. Em seu discurso, Celso Neto falou sobre coragem, transformação e a importância da valorização dos educadores. “Esse é o mundo que precisa ser movido por nós, para se tornar um local onde seja honroso ser professor, em uma sociedade que valorize de fato o professor, o coordenador pedagógico, o vice, o inspetor, o administrativo escolar, em resumo, o educador”.

Na sequência, o poeta e cordelista Bráulio Bessa apresentou a palestra-espetáculo “Poesia que Transforma”. Com seu sotaque e o inseparável chapéu, marcas registradas, Bráulio falou sobre propósitos, sonhos e a importância de valorizar as trajetórias de vida até que os resultados possam ser alcançados. O escritor cearense tornou-se um fenômeno nas redes sociais e ocupa o título de um dos poetas brasileiros mais relevantes do século XXI. O palestrante ficou famoso após postar vídeos na internet para resgatar a tradicional literatura de cordel, ultrapassando mais 250 milhões de visualizações. O conteúdo na internet fez tanto sucesso, que ganhou um quadro semanal no programa “Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo, no qual apresentava a cultura nordestina sob um olhar poético, conquistando a alcunha de “embaixador do Nordeste”. “Uberaba, essa noite aqui, hoje, vai ser para sempre”, finalizou o escritor, que foi ovacionado pelo público.

Dias 18 e 19 – No segundo dia de evento, os temas serão variados, divididos em momentos culturais, oficinas e palestras, com abordagens como: “Um olhar para os estudantes com Transtornos do Neurodesenvolvimento e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)”; “Saúde Mental: você pode curar a sua vida”; “Adaptação e flexibilização para alunos com deficiência”; “A educação como um pilar da sustentabilidade no Geoparque Uberaba”; “A gamificação na educação: promovendo atividades interativas na sala de aula”; “A leitura literária e a criatividade no universo infantil”; “Imaginar mundos por meio da educação: diálogos e circularidades sustentáveis”; “Um novo olhar para a educação” e “Ensino dos esportes coletivos a partir das características das propostas interacionistas”.

O encerramento do Congresso, no dia 19, contará com a apresentação de mais de 30 trabalhos de painelistas e palestra do jornalista, filósofo e professor Clóvis de Barros Filho, das 17h às 18h30. Dentre seus principais trabalhos, Clóvis publicou "Ética na Comunicação"; é coautor de "O Habitus na Comunicação" e é organizador de "Comunicação na Polis". Na programação, a partir das 19h30, ainda está prevista a roda de conversa “Sustentabilidade, Inovação e Educação: qual o ponto de partida?”, com mediação da professora e mestre em Educação, Manu Bezerra, e participação de secretários de Educação, de Uberaba e região.